Amanhã, dia 24, vai faltar água em quase toda Salto: aprenda 9 maneiras de reduzir o consumo de água em casa

Banhos curtos, amanhã e todos os demais dias: a natureza agradece e o bolso também

Amanhã, dia 24 de abril, vai ter a troca de bombas da captação de água do Ribeirão Piraí e, com isso, faltará água em quase toda a cidade. A previsão do SAAE é que a água não seja captada das 6h às 18h e todos os bairros atendidos pela adutora do Piraí devem ficar sem água. Há ainda o risco do sistema demorar para voltar a funcionar em todos os locais.
A ideia é economizar. Então, com base no post de Mayra Rosa, cujo link está no final da matéria, trazemos algumas dicas para você economizar água no dia 24 e em todos os demais dias.

1. Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

2. Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

3. Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

4. Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

5. Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

6. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

7. Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

8. Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

9. A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.
(Redação CicloVivo – Mayra Rosa – Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia)

Veja mais em http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/9-maneiras-de-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa/