Artesanato comunitário usado para tratar depressão, solidão e outros males, na Clínica do São Gabriel, em Salto: você duvida?

Médico aposta em artesanato e convivência para ampliar a saúde de todos

Inegavelmente uma aula de criatividade.
Em seguida, uma aula de humanidade, de acolhimento, de carinho.
E, primordialmente, uma aula de inteligência.
Os médicos da Estratégia de Saúde da Família da Clínica do São Gabriel, drs. Romário Nascimento Brustolon e Nathan Rozman, dão aula disso tudo.
Além de médicos excepcionais, muito queridos por todos, são criativos.
Eles decidiram tratar solidão, depressão, desânimo e economizar em medicamentos e procedimentos ao investirem na tricoterapia.
Sim, dezenas de mulheres e homens atendidos por eles se reúnem na clínica para horas de tricô, crochê, artesanato em geral, como pintura.
Como se não bastasse, todas as atividades são feitas em um clima comunitário, com médicos e pacientes trazendo os itens para as atividades e todos compartilhando tudo.
Conforme o médico Romário – que assim como o jogador é um craque no que faz – as ações semanais geram um vínculo muito maior entre médico e paciente.
E entre pacientes. “São pessoas que moram na mesma região e passam a se conhecer, a conviver”, diz.
Dessa forma, se você quer participar das atividades da Oficina de Tricoterapia? Compareça à Clínica do Jardim São Gabriel e se informe dos horários e dias. Não precisa se inscrever e os encontros são sempre as quintas-feiras das 14h às 16h.
Participam do projeto a equipe do dr. Romário Nascimento Brustolon e enfermeira Franciane Farinha da Estratégia da Saúde da Família e Agentes Comunitários da Saúde (ACS).
A outra equipe é a do Dr. Nathan Rozman, enfermeira Ivana Laine e ACS.
Clique aqui e veja em nosso facebook um álbum das atividades.
Tem esse vídeo lá em nosso canal no youtube.

Imagens de Jussara Lima