Conversamos com o Grupo de Teatro do Colégio Prudente de Moraes e sobre a Mostra Estudantil

Alunos do grupo em conversa com o diretor, no dia do ensaio

 

Sem dúvida é um momento único na história de cada um desses jovens.
Participar de um grupo de teatro do colégio.
Além disso, subir em um palco, um dos maiores do Estado, como é a nossa Sala Palma de Ouro (Clique aqui e veja o face do Teatro de Salto), não é para qualquer um.
Os estudantes, do Ensino Fundamental II do Colégio Prudente, estão animados com a peça Dom Quixote.
Eles não vejam a hora de subir no palco, no dia 4, para levar ao público a história de Dom Quixote.
E nós do Blog fomos conversar com os jovens do desafio de subirem ao palco do teatro.
E, para fazerem bonito, os jovens estão ensaiando a seis meses.
Agora é esperar dia 4, treinar e corrigir eventuais falhas, para no dia 4, às 20h, encantar a todos com a história de Dom Quixote.
Elenco – A peça tem como protagonista o jovem Pedro dos Santos como Dom Quixote e Laura Groninger como Sancho Pança.
Integra o elenco como coadjuvante Alissa Alonso e Enzo Varzone. Integra o elenco Yasmin Rita, Beatriz Bertolini, Melissa Piaia, Larissa de Carvalho, Amanda Dapper, Aline Romero, Lucas Pansani, Pedro Mori, Matheus Almeida, Esther Fuly, Taiane Gasparini, Giovana Leroi, Yasmin Belchior, Kemelly Pereira, Sophia Carvalho, Lívia Ventura, Mariana Rinaldi e Beatriz Cruz. Além da parte técnica com Laura Formigoni na sonoplastia e Bruna Bueno na iluminação. Direção de canto Camila Mattos, Direção de Dança Katia Oliveira e Direção Teatral Marcelo Sannto.
Sinopse – Dom Quixote de La Mancha (em espanhol, Don Quijote de la Mancha) é uma obra escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes e Saavedra (1547-1616).
Trata-se de uma paródia bem-humorada às antigas novelas de cavalaria, considerada uma das maiores obras da literatura espanhola e um clássico da literatura universal.
Dom Quixote é um nobre espanhol, cavaleiro andante, que tem como lema “fazer o bem”!
A história relata os feitos de um ingênuo e fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote. Ao lado dele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança.
Nossa trama tem o fio da meada a partir de um roubo de carneiros. Dom Quixote, nobre cavaleiro andante e Sancho Pança, pobre pastor, vão até o rei para buscar justiça, esse os ordena numa viagem repleta de percalços, encontrar a verdade e a justiça que tanto procura.
Proposta de encenação – O Grupo Teatral Prudente de Moraes, teve como mote de pesquisa para a montagem desse ano a obra de “Dom Quixote”, da célebre obra de Miguel de Cervantes e a peça “Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança” de Oscar Von Pfhul.
A partir disso foi feita uma livre adaptação dramatúrgica.
Marcelo Sannto diz que toda estética visual da peça foca nos trabalhadores, em contraponto uma sonoplastia hibrida.
O espetáculo ainda tem referências de cinema, literatura e artes visuais.
O trabalho de ator se deu na formação de workshops de várias linguagens, tais como: Teatro realista, Farsa, Percussão Corporal, Dança, Canto e feitura de sapato medieval. A peça destina-se tanto ao público Infanto juvenil, quanto ao adulto.
Objetivo Pedagógico – Além de afinarem-se a um clássico da literatura universal, este projeto tem por objetivos provocar a reflexão sobre questões éticas e humanitárias para se levantar hipóteses para tomada de decisões.
A atividade teatral demanda estudo, pesquisa, planejamento financeiro e de ações, discussão, elaboração de cronogramas, condições necessárias para a inserção social.
Sem deixar de mencionar o ganho no que tange as diferentes inteligências emocionais, de modo que, as técnicas desse processo teve como foco a construção da autonomia, promoção da equidade e da inclusão na perspectiva de serem respeitadas todas as características e singularidades dos estudantes envolvidos.
A Arte promove mudanças comportamentais, tanto sociais, quanto para o autoconhecimento individual e um clássico, como Dom Quixote, só abrilhanta o talento do nosso grupo.
Veja a entrevista em vídeo em nosso canal no youtube e no facebook.
AH! Em nosso face tem um álbum de fotos que colhemos durante a entrevista com o pessoal.

Alunos estão animados com a chegada da peça no dia 4 e com a formação do grupo de teatro

 

Veja a entrevista em vídeo. Acesse nosso canal no  youtube.