“Para mim a mulher representa a sensibilidade, o capricho e o cuidado em cada projeto da construção civil”, diz Rafaela Lima

Ela tem 23 anos e se formou em Engenharia Civil. Sim! Engenharia Civil mesmo! Essa profissão que a gente pensava ser tipicamente dos homens. A jovem, formada pela Universidade de Sorocaba, diz que a mulher na área representa a sensibilidade, “o capricho, os cuidados nos detalhes e da percepção da construção de cada projeto realizado por nós”.
Veja o bate-papo com a fera Rafaela Lima. O facebook dela é esse. Clique aqui.

Jovem tem altos planos na profissão

Blog – Por que escolheu ser engenheira civil? É uma profissão ainda machista?
Rafaela – Escolhi essa profissão por admiração a profissão onde os nobres semi hábeis trabalhadores executam a visão daqueles que imaginam e sonham. Acredito que não seja uma profissão machista hoje em dia, encontramos muitas mulheres hoje nesse ramo; para mim a mulher representa a sensibilidade, o capricho, os cuidados nos detalhes e da percepção da construção de cada projeto realizado por nós.

Blog – Você já atua na área?
Rafaela – Atuo hoje com projetos arquitetônicos com renderizações em 3D, instalações elétricas, hidros sanitárias, construção, reformas, regularizações e etc, nosso principal foco é executar o projeto com qualidade, trabalhamos com acompanhamento de obra e com transparência total aos nossos clientes.

Blog – Que dicas dá para quem sonha com essa profissão?
Rafaela – A faculdade de engenharia civil não é fácil, é preciso dedicação intensa para conseguir termina-la. Mas posso dizer que é gratificante a cada projeto finalizado. Saiba que o Brasil ainda é um país carente de infraestrutura, e que ainda precisa investir em diversas obras em todo o território nacional para crescer de forma saudável. Por isso, o mercado de trabalho para engenheiros civis é bem aquecido — mesmo em períodos de crise.

Blog – Em que área da engenharia civil você pretende atuar?
Rafaela – Trabalho na área de projetos além de supervisionar, planejar, projetar, executar e acompanhar todo o processo de construção e manutenção de estruturas. O principal foco é entender as necessidades do cliente e planejar o projeto para que ele seja funcional e atenda todas as expectativas do cliente.

Blog – Por que contratar um engenheiro civil? e quando?
Rafaela – Quando você tem um engenheiro à frente da sua reforma, você fará economia. Você pode até estar pensando que isso é um ledo engano, mas não é. Ao contratar um engenheiro civil, você terá em mãos todo o planejamento da sua obra mesmo antes dela iniciar. E esse projeto lhe possibilitará evitar um grande gargalo na maioria das reformas, que é a compra de material.
Você sabe aqueles pedidos intermináveis de compra dos pedreiros, mesmo depois de você já ter adquirido a lista inicial solicitada por eles? – Então, você não vivenciará mais esse problema.
Outro problema comum em reformas de casas ou apartamentos são os prazos não cumpridos. Não há nada mais desagradável do que esperar pela conclusão de uma obra que nunca termina, certo? Mas quando você tem um projeto para a reforma elaborado por um engenheiro, o cronograma e o prazo de entrega estão contemplados nele. E, de antemão, você já saberá quanto tempo será gasto com a sua reforma e a data em que ela será entregue.
Conhecer detalhes que farão a diferença na sua reforma. Um profissional da área de construção civil está se atualizando permanentemente para proporcionar o melhor serviço prestado aos seus clientes. Logo, um engenheiro civil saberá quais serão os melhores materiais para a sua reforma, além de conhecer as melhores opções sustentáveis para a sua reforma.
Além disso, o engenheiro civil poderá incluir no projeto da sua reforma instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, de gás e até paisagismo, conforme a sua necessidade.
Além de gastar menos tempo com esse processo, você ainda terá mais confiança nas medidas que serão tomadas pelo engenheiro civil na sua reforma, porque ele detém conhecimentos técnicos para fazer todos os cálculos necessários e, claro, prever problemas que podem acontecer a partir da reforma da sua casa ou apartamento no futuro.
Conclusão contratar um engenheiro é sinônimo de menos transtornos, mais objetividade, cumprimento de prazos e economia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu