Professora do Prudente dá dicas para uma boa redação no Enem 2019

Com calma e muito treino é possível fazer sim uma boa redação (foto reprodução)

 

Está chegando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é preciso mandar bem na redação.

Dianto desse temor de todos, a professora Natália Giacomini Alves, da Oficina de Redação do Colégio Prudente de Moraes, nos traz algumas dicas importantes para você ir praticando desde já.

“1) LEITURA ATENTA DA PROPOSTA: é vital ler com calma todas as informações constantes na prova de redação, sobretudo a pergunta/frase norteadora que, não por acaso, aparece em negrito.
2)MARCAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE DA PERGUNTA/FRASE NORTEADORA: é muito importante que essas palavras-chave apareçam ao longo da redação, pois a função delas é, justamente, nortear o texto.
3)LEITURA DA COLETÂNEA: ao ler os textos motivadores, grife as partes mais importantes, quase como se fizesse um resumo. De preferência, faça paráfrases das ideias principais, pois assim fica mais claro o que você entendeu do texto.
4)INFORMAÇÕES EXTRAS: após a leitura da proposta, procure associar ao tema informações extras, trazidas de livros, de filmes, do seu conhecimento histórico e social.
5)DISSERTAÇÃO: toda dissertação tem introdução, desenvolvimento e conclusão. O tipo de texto pedido no ENEM é dissertativo-argumentativo, ou seja, argumentos sustentam o ponto do vista do autor em relação ao assunto tratado na prova.
6)PROJETO DE TEXTO: parte importantíssima porque o projeto (em seu rascunho) traz a dimensão do seu texto ao corporificá-lo na escrita, com a tese na introdução, os argumentos a serem desenvolvidos nas partes subsequentes e com a conclusão, que faz um fechamento daquilo que foi debatido.
7)INTRODUÇÃO: nela ocorre a apresentação do tema, a delimitação da tese e de quais caminhos serão percorridos pelo autor. Dos caminhos escolhidos deriva o desenvolvimento da redação.
6)DESENVOLVIMENTO: uma boa dissertação tem parágrafos interligados, os quais se relacionam. Essa relação pode ser mantida através do uso de conectivos (portanto, logo, por um lado, esta, esse etc) ou de palavras sinônimas (poder jovem/poderio juvenil). O importante é que os parágrafos tenham uma sequência que os impeça de serem trocados de lugar no texto.
8)COERÊNCIA: além do uso de conectivos (item 6), as ideias que sustentam o seu ponto de vista precisam apresentar um avanço de parágrafo em parágrafo, ou seja, não podem ser repetitivas. O avanço na coerência das ideias se chama progressão. Lembre-se: toda ideia expressa na tese e todo caminho delineado na introdução devem ser trabalhados ao longo dos parágrafos. Faça seu texto progredir.
9)PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: quase todo mundo já sabe que o ENEM trabalha com propostas de intervenção em relação a um problema, normalmente de ordem social. Uma proposta, para ser detalhada, precisa deixar claro quem executa determinada ação, qual ação é essa, como se faz isso e para quê. Uma dica valiosa é que a proposta precisa ser construída ao longo do texto, amarrada, portanto, com a tese e com os argumentos.
10)LINGUAGEM FORMAL: o texto dissertativo-argumentativo exige um conhecimento mais formalizado da Língua Portuguesa, bem como um cuidado especial com os desvios da escrita (a saber: ortografia, regência, acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação etc). Dica imprescindível: seja um bom leitor na sua vida. Além de ampliar seus horizontes em termos de conhecimento de mundo, amplia sua percepção da escrita.

Natália Giacomini Alves é professora de Oficina de Redação do Colégio Prudente de Moraes”