Psicóloga Fabiana Gusmão dá dicas para você na hora da entrevista de emprego

Maioria das pessoas em busca de emprego tinha menos de 25 anos

 

Hoje, dia 30 de maio, centenas de pessoas foram ao Posto de Atendimento ao Trabalhador tentar uma das 35 vagas oferecidas por uma rede de fast-food.

A fila chegava até a Rua Barão do Rio Branco.

Diante disso, convidamos a nossa colaboradora e amiga, dra. Fabiana Gusmão, psicóloga, para nos falar sobre como a pessoa pode se portar melhor na entrevista.

Confira:

A psicóloga garante que as emoções podem sim interferir na hora da entrevista de emprego.
Segundo ela, inegavelmente o nervosismo, o medo ou a ansiedade podem atrapalhar e elas devem ser administradas.

Portanto: “É importante primeiramente reconhecer os seus sintomas, como: dificuldade para respirar, dor na barriga etc. Depois, trabalhar a mente, não se permitindo ocupar os pensamentos com o que aumenta mais a ansiedade”, orienta.
Dicas –
1 – Exercícios de relaxamento através da respiração, alongamento, música ou caminhada, ajudam a acalmar a mente e, consequentemente, as emoções.
2 – O candidato pode se sentir mais seguro procurando conhecer mais a empresa para a qual fará a entrevista.
3 – É importante também planejar-se para ser pontual, ter uma alimentação leve antes da entrevista e cuidar da sua aparência, escolhendo roupas que condizem com a vaga, com cores suaves e neutras e que não chamem mais a atenção do que realmente importa.
4 – Além disto, o entrevistado não deve se preocupar em passar uma imagem diferente do que é, pelo contrário, deve ser autêntico, verdadeiro e ter clareza das suas habilidades, bem como dos seus pontos fracos.
5 – Os recrutadores estão de olho no seu potencial, por isso é preciso ter cuidado para não se perder na performance, quero dizer, no esforço para se enquadrar ao perfil da vaga.
Fale com a psicóloga Fabiana Gusmão: (11) 99637-3007 ou no facebook.com/fabianagusmão