
Itu foi palco no último domingo, dia 18, de um dos maiores eventos em defesa dos direitos humanos e da diversidade da região: a 9ª Parada do Orgulho LGBTQIA+.
A concentração foi na Avenida Francisco Ernesto Fávero, em frente à Padaria Tula, no bairro Rancho Grande.
Destaca-se que a Parada contou com o maior trio elétrico já utilizado na cidade, com 19 metros de comprimento.
Também foi registrado um público acima de 8 mil pessoas durante toda a Parada.
Em seguida a caminhada seguiu rumo à Praça Washington Luiz, onde uma megaestrutura foi montada especialmente para o evento.
O local teve palco, som, iluminação profissional e painel de LED para apresentações artísticas voltadas à cultura LGBTQIA+ com talentos locais e regionais.
Mais do que uma festa, o evento reafirma seu caráter político e de luta: “Viva a diversidade!”.
Também se viu um evento familiar e com público de todas as idades, onde o respeito e a luta por direitos estiveram presentes.
“Além da diversão, a Parada é um ato político pela luta da nossa comunidade”, declarou o jornalista Édy Rodrigues, que acompanhou de perto a celebração.
Além disso, o evento foi promovido pelo Coletivo LGBTQIA+ de Itu e pela Rede Família Stronger.
Também aponta-se que a produção foi da KOBA Produções e DiverCidades Periféricas.
A coorganização contou ainda com a participação da Entrelaços (Salto), AQUEND (Associação Queremos Nossos Direitos) e APOLGBTI (Indaiatuba).
Sendo assim, a Parada de Itu demonstrou, mais uma vez, a união regional em prol da visibilidade e dos direitos da população LGBTQIA+. 🏳️🌈❤️
A 9ª edição da Parada de Itu reforça a importância da ocupação de espaços públicos com amor, orgulho e resistência — um grito coletivo por igualdade, respeito e cidadania.
Por: Édy Rodrigues – Jornalista
Veja outra reportagem sobre a Parada de Itu em nosso site