Afonso Morais, advogado especialista em direito do consumidor, traz dicas importantes para você proteger seus pais ou avôs e seus filhos
“As redes sociais ocupam hoje um grande espaço na vida da maioria dos adolescentes e dos idosos no Brasil, que é o segundo país do mundo que mais acessa essas redes. Portanto, é natural que os golpistas foquem onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo para tentar roubar dinheiro.
São muitos os métodos usados pelos ciber criminosos, por exemplo, é comum que se vincule mensagens chamativas de celebridades como isca. Adolescentes e idosos geralmente têm características que auxiliam os criminosos, como a curiosidade e tempo vago. Além disso existe um certo grau de inocência em ambos que facilitam as ações.
Esses grupos estão sempre clicando nessas mensagens ou entrando em links suspeitos, e aí que está o perigo. Pois, ao clicarem geralmente sofrem com problemas.
Iscas comuns são convites para participar de concursos, sorteios ou ganhar prêmios. Além disso, a superexposição desses nas redes sociais também dão ótimas dicas para a atuação dos golpistas.
Os idosos também sofrem com golpes como do falso empréstimo consignados, com a criação de páginas falsas de instituições financeiras, nas quais os criminosos coletam os dados pessoais da vítima para poderem acessar sua conta bancária e levar todo o dinheiro da vítima.
Já em relação aos adolescentes, são muitos os golpes, como o da gincana de programas de TV, golpe da compra e venda de objetos em sites particulares da internet, bilhete premiado e golpe da bolsa de estudo.
Ou seja, são muitas as opções de golpes que ameaçam esses grupos, sendo necessária grande atenção para se blindar. Lembrando que mesmo tomando todas as medidas de segurança, os ciber criminosos estão sempre criando uma forma de para quebra as medidas de segurança. Assim, o caminho é sempre conversar e educar esses grupos em relação os possíveis riscos que correm.
Cuidados para a sua blindagem digital, veja algumas orientações que devem ser passadas para esses grupos e utilizadas por todos no dia a dia e que ajuda a navegar nas redes sociais com mais segurança, para não ser vítima de um golpe digital:
1. A primeira medida de segurança a ser passada para todas as pessoas não têm relação com tecnologia, mas sim é muito pessoal: não se deve querer levar vantagem e nem se achar mais inteligente que os demais.
2. Outra regra na Internet é: “Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade”. Então, se deparou com condições sensacionais ou com um produto de edição limitada a um preço surpreendentemente baixo, é muito provável que seja uma farsa.
3. Tenham muito cuidados e atenção com senhas, defina uma senha forte, ela é a primeira linha de defesa contra pessoas que queiram invadir a sua conta para acessar informações pessoais. Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres, mistura de caracteres, combinação de letras (minúsculas e maiúsculas), números e símbolos.
4. Evite senha que tenham relação com dados pessoas como datas comemorativas e números de documentos.
5. Oriente que as pessoas nunca busquem ajuda para transações ou outras movimentações financeiras com desconhecidos. É preciso que sempre se procure por funcionários das empresas, não acredite em ‘anjos da guarda’.
6. Nunca compartilhe a sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Além disso, jamais anote a senha em blocos virtuais ou físicos.
7. Atenção aos links, viu uma promoção nas redes sociais ou recebeu um link de um amigo? Resista, não clique nunca. Abra o site da loja em uma aba separada. Se a promoção existir de fato, ela vai ser encontrada por lá.
8. Ainda em relação aos links, cuidado, os fraudadores conseguem criar e-mails ou sites falsos praticamente idênticos aos de lojas conhecidas. A vítima acredita que está no site verdadeiro, mas, ao inserir as suas informações, quem ganha acesso a elas é o criminoso.
9. Na necessidade de realização de pagamentos e transferências confirme sempre o destinatário. Hoje se recebe muitos boletos falsos. Fique atento também com transferências por Pix, TED ou qualquer outro meio, veja se os dados de quem vai receber batem com os da empresa ou do indivíduo.
10. Não faça transferências para pessoas por meio apenas de conversas de aplicativos ou por ligações que parecem ter desespero. Por mais que as pessoas sejam próximas, nesses casos um caminho pode buscar contato telefônico, se for uma ligação, desligue e ligue para a pessoa em questão, mesmo assim fique atento.
11. Não compartilhe informações e dados pessoas com as pessoas, principalmente desconhecidos, é preciso ser mais seletivos no caso de informações confidenciais, como nome completo e endereço de e-mail, fotos de viagens, não mostre sinais de riqueza, não poste a sua intimidade.:
12. Não compartilhe formações de conta bancária, senha ou QR Code. Essas são informações extremamente confidenciais e não devem ser compartilhadas com outras pessoas, isso ocorre muito em prints de telas quando se faz um pagamento, ou em fotos ou vídeos de aplicativo bancário ou do caixa eletrônico compartilhados por redes sociais.
13. Atenção extra aos cartões de crédito e débito, nunca os entreguem para ninguém. Outro ponto de atenção, as instituições jamais vão pedi-lo de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Menos ainda mandar uma pessoa buscar o seu cartão.
14. Quando for efetuar um pagamento, procure pagar por aproximação e mantenha o cartão sempre no seu campo de visão. Nunca permita que o atendente leve o cartão para lugares fora do seu alcance. Sem que você perceba, a pessoa pode trocar o seu cartão, tirar foto ou anotar os dados.
15. Ao terminar de realizar uma compra, é importante verificar o nome no cartão para ter a certeza de que realmente é o seu. Sempre verifique o valor na maquininha antes de digitar a senha. Proteja o código de segurança, ou seja, os três números atrás do cartão.
16. Oriente a sempre ter um antivírus no seu smartphone, cuidado com pedido de estranhos para gravar algo e enviar por mensagem, porque poderá ser usado para aplicar um golpe”.
(Afonso Morais – É advogado especializado em cobrança e direito do consumidor e Sócio Fundador da Morais Advogados Associados. Está à frente do podcast Falando de Fraudes)
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