Parada será o ponto máximo da semana que explana a diversidade em Salto
Começa hoje, dia 3, a Semana da Diversidade LGBTQIAP de Salto, com palestra às 19h30 na Biblioteca Municipal. A semana prosseguirá nos dias 4, 5 e 6 com encontros e debates.
Mas, atenção: o ponto máximo da semana será no dia 9, com a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+.
Vamos repetir: a 12ª parada será realizada no Pavilhão das Artes, no domingo, dia 9, a partir das 14h.
O evento será realizado em parceira com a Prefeitura, através das Secretarias de Ação Social e Cidadania e Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
“Esperançar a reconstrução de um futuro em comunidade” é tema para a edição 2023 do evento que percorre as ruas da cidade e retorna ao Pavilhão para apresentações culturais e encerramento às 22h.
A Parada vai contar com apresentações artísticas de Tico Malagueta (Dj Oficial da Parada de São Paulo), Cris Negrini (Dj. das Paradas de São Paulo e Campinas), João Porém, Guilherme Castro, Ray Motta, Faces Ocultas Cia de Dança, Carla Castilho, Edu Pacheco entre outros.
Também será realizada a campanha #ParadaConsciente para conscientizar sobre o abuso de bebidas alcoólicas e outras medidas de prevenção durante o evento.
HISTÓRIA DE LUTA
A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ tem origem no final dos anos 70 quando frequentadores de um bar gay em Nova York começaram a protestar em função da violência policial sofrida no local. Nos anos seguintes, as manifestações em prol dos direitos civis de pessoas LGBTQIAP+ se intensificaram nos Estados Unidos e no mundo. Em São Paulo, por exemplo, chegou a reunir 4 milhões de participantes, tornando-se uma das maiores Paradas do mundo.
Outras atividades
Antes, porém, da grande Parada, será realizada em Salto a Semana da Diversidade, com palestras, rodas de conversa e treinamentos relacionados ao tema.
As ações acontecem hoje, amanhã, quarta e quinta-feira.
Confira o cronograma:
Clique aqui e reveja uma das matérias já divulgadas sobre a Parada em Salto.