Veja só que história empresarial bacana: empresa fundada há 11 anos por Roque Nilson Bispo de Oliveira tem no colaborador a base para o sucesso
Amanhã, sábado, dia 26, será um dia especial na empresa System Laser, na Rua Roque Lazzazera, 241, no bairro Cecap. Roque Nilson Bispo de Oliveira, criador da empresa, ao lado da família e dos colaboradores, receberá autoridades, convidados e parceiros para uma manhã festiva, de celebração do caminho percorrido, das vitórias obtidas, do sucesso conquistado com esforço conjunto dos diretores e colaboradores e foco na qualidade, na agilidade e na satisfação dos clientes.
A empresa que presta serviços de caldeiraria, corte a laser com tecnologia e cortes metalúrgicos, atende centenas de clientes em todo o estado de São Paulo e no Brasil.
Nesta entrevista, o empresário Roque fala da história da System Laser, das dificuldades, dos colaboradores, do futuro. Ele dirige a empresa com o filho Gabriel, a esposa e as filhas, garantindo o sucesso.
Blog – Defina quem é o fundador da empresa System Laser?
Roque – Me chamo Roque Nilson Bispo de Oliveira, nasci em 1972 e além da minha empresa, moro nesta linda cidade.
Sou natural de Andarai, na Bahia. Quando vim para São Paulo, morei 2 anos em São Miguel Paulista, outros dez anos em Itaquaquecetuba, seis meses em Itu, morei 1 ano em Salto e depois mais 14 anos em Sorocaba, de onde acabei voltando para Salto, por ser uma cidade hospitaleira.
Sou casado com a Elaine e tenho 3 filhos, a Jaqueline de 29 anos, o Gabriel de 23 anos e a Gabrielle de 18 anos. Sou formado em técnico em mecatrônica, sou evangélico e torço, politicamente, para que o país, o estado e Salto vão bem.
Blog – O senhor sempre foi metalúrgicos?
Roque – Antes de ser empresário, de ser metalúrgico, fiz de tudo, passei fome, fui testado o tempo todo, com altos e baixos. Trabalhei em empresas diversas como Levorin, ImeBras, Vitor Laser, Filaqua laser. Lembro que antes disso, trabalhei em garimpo de diamantes quando jovem na Bahia. Minha vida começou a mudar em 1996, quando aceitei Jesus como meu salvador e dali pra frente tudo vem sendo fruto de trabalho, de lutas e de vitórias.
Blog – Como surgiu o Grupo System Laser?
Roque – A empresa surgiu há 11 anos, após nossa experiência em outras empresas de caldeiraria, metalurgia de empresas de grande porte. Quando sai de uma empresa em Itu, que faliu, aproveitei os contatos que eu tinha, me preparei e mostrei que tinha capacidade de produzir.
E assim comecei com uma pequena máquina de corte a Laser. Comecei e ia pagando a máquina por mês. A comprei de uma empresa que conhecia e sabia que ela iria se desfazer do equipamento que estava parado. Além dessa pequena máquina, dos serviços de consultoria que eu prestei, fui iniciando a trajetória da System Laser.
Blog – Quantos colaboradores a empresa tem hoje?
Gabriel – Somos uma equipe com 22 colaboradores, a maioria jovens, que iniciaram a caminhada em nossa empresa. Nós sempre priorizamos jovens que gostam de aprender e querem crescer, como foi a minha história, ao lado do meu pai. Fiz de tudo na empresa e hoje sou um dos diretores ao lado dele. A nossa missão como empresa é qualificar nosso colaborador, ser parceiro e permitir que ele cresça e evolua com a gente.
Blog – Quais as conquistas ao longo desses anos?
Roque – Focamos em nosso colaborador, em equipamentos de ponta e na qualidade dos serviços e produtos. Com isso buscamos sempre fazer parte de orçamentos de empresas de grandes nomes em nossa cidade e região e contribuímos, com nossos produtos e serviços, para o processamento de peças em corte e conformação de metais.
A meta é sempre atender os diversos tipos de peças para setores hospitalares, automotivos, refrigeração, alimentício, peças pesadas para industrias, estruturas metálicas e componentes e linha Garden e confecção de arte design, móveis metálicos para divisão de ambientes e decoração.
Blog – O que o senhor aprendeu em sua trajetória de colaborador em outras empresas e que aplica na história da System Laser?
Roque – São muitas lições. Atuando em outras empresas pude ver erros de gestão de pessoas, de patrimônio, de finanças. Vi um dos meus antigos patrões ir à falência e vi outros fecharem as portas ante disso, fazendo acordo e pagando seus colaboradores aos poucos. Ter visto essas questões me deu bagagem para tentar não fazer o mesmo. Também procuro, sob as bênçãos de Deus, à frente da minha empresa, com o apoio da família, ser uma empresa responsável, que valoriza o colaborador, que procura fazer o bem à sociedade, sem deixar de ser competitiva.
Blog – Mesmo com esses momentos duros em outras empresas, em 11 anos de System Laser, além da fé em Deus e o preparo, foi preciso força para superar barreiras. Ser empresário no Brasil é difícil?
Roque – Nem me fale. Lembro da crise econômica de 2015. A empresa ainda estava nos primeiros anos. A crise de 2015 persistiu até 2016 e a System Laser praticamente chegou ao fundo do poço. Tive usar todos os créditos disponíveis em empréstimos. A empresa chegou em uma situação praticamente de falência. Perdemos os créditos, perdemos a confiança e precisamos nessa fase, lutar para sobreviver. Foi uma época que nossa dívida chegou a quase R$ 1,7 milhão junto à Caixa Econômica Federal. Era praticamente impossível prosseguir com a empresa e quitar essas dívidas.
Mas renegociei as dívidas e em 2021, em junho, conseguimos quitar tudo junto à Caixa Econômica Federal. Na época dura e nos dias melhores, sempre pela bondade de Deus e com o apoio da nossa equipe, seguimos. Hoje atuamos sem saldos negativos, retomamos o crédito na praça em geral e seguimos gerando emprego, pagando nossos impostos, contribuindo para o Brasil.
Hoje, em 2023, celebramos a vida de todos nós que passamos pela pandemia da Covid-19 e pudemos seguir em frente.
Blog – Olhando para o futuro, quais são os desafios?
Roque – Uma das grandes conquistas que impactará em nosso futuro empresarial foi a autorização já obtida para importarmos da China. Isso facilitará a entrada de tecnologia e inteligência aplicada para empreender em Salto e região.
Blog – Quantos clientes tem o Grupo System Laser?
Gabriel – Temos a honra de atender clientes em todo o país. A maioria está em São Paulo. São cerca de 100 clientes diretos e outros 300 indiretos. Integramos um grupo de empresas com maquinários de alta tecnologia e capacidade.
Blog – Quais são os desafios do senhor na gestão empresarial, para conseguir ser responsável socialmente e ágil empresarialmente?
Roque – As ações sociais são diárias. Quando tratamos bem nosso colaborador, somos uma empresa responsável. Fora daqui, com outros parceiros, destaco a emoção de construir uma casa metálica em um dia para família carente. Como empresa, temos ainda a certificação em uma empresa que beneficia carros para o setor federal e estadual no setor militar. Também conseguimos inserir nossos equipamentos de processamento de chapas em outras cidades para parceiros e com isso diminuir custos de fretes e atender mais rápido nossos clientes.
Blog – Na área social, como empresário, cristão e cidadão, qual sonho o senhor tem?
Roque – Um projeto que sonho com ele sempre é poder construir em um terreno um conjunto de casas ou apartamentos para abrigar os nossos colaboradores que ainda não possuem sua casa própria. Poder ajudar eles a conquistarem a casa própria seria uma emoção muito grande. E Deus vai nos guiar.
Serviço
Se você chegou até aqui, então, que tal conhecer mais da empresa? Clique e visite o site.
Veja mais em
https://www.linkedin.com/company/system-laser/
https://www.instagram.com/systemlaserbrasil/
Veja a entrevista com o diretor Gabriel em nosso canal no youtube