Inegavelmente a prática esportiva ajuda formar crianças mais saudáveis e resilientes
Recebemos nesta semana um artigo de Heli de Souza Guimarães, falando sobre os benefícios do Jiu-Jitsu para crianças.
Confira:
“O jiu-jitsu não é apenas uma arte marcial, mas uma filosofia de vida que contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, como revelado por uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo, realizado com 100 crianças praticantes de jiu-jitsu, entre 7 e 12 anos, identificou diversos benefícios:
– Melhora da aptidão física: Aumento da força, flexibilidade, resistência cardiovascular e coordenação motora.
– Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: Aumento da autoestima, autoconfiança, disciplina, foco, respeito e capacidade de trabalhar em equipe.
– Redução do estresse e da ansiedade: O jiu-jitsu proporciona um ambiente positivo e de apoio, ajudando as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade de forma saudável.
– Prevenção do bullying: A prática do jiu-jitsu ensina as crianças a se defenderem de forma física e mental, promovendo a autodefesa e a não violência.
Para Wesley Dias Mesquita, presidente da Federação Tocantinense de Jiu-Jitsu, esses benefícios vão além do aspecto físico:
“É incrível ver como o esporte pode transformar vidas, moldando não apenas atletas, mas cidadãos responsáveis e resilientes”.
Ele destaca ainda que o jiu-jitsu proporciona às crianças uma oportunidade única de aprender a lidar com a pressão, a superar obstáculos e a trabalhar em equipe.