Você tem filhos pequenos? Ao mesmo tempo que estão sem escola, acabam ficando mais tempo no computador e celular?
Então esse texto te interessa. E muito.
O professor Nilton C. Zumba, da Escola Zezito, do Jardim das Nações, gentilmente nos escreve para falar sobre a obesidade infantil.
“Olá a todos, hoje vamos abordar um tema bastante importante que é a obesidade Infantil.
É inevitável falarmos desse assunto, pois, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, revela que 36,6% das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos estão acima do peso e esses índices vem aumentando ano a ano.
Especialistas do mundo inteiro já alertam para uma nova epidemia que está por vir devido ao isolamento social imposto pelo coronavírus e que está aliada à redução das oportunidades de atividades físicas em casa, muito tempo no sofá, TV, videogames e celulares por exemplo.
Além desses fatores, podemos destacar o fato que muitos pais estão cada vez mais sobrecarregados nos seus afazeres do dia a dia, e acabam preferindo os alimentos congelados, fast-foods e petiscos que são ricos em sódio, açúcar e gordura.
Outro fator que que pode influenciar nos hábitos alimentares segundo a nutricionista Gabriela Kapim, são os de ordem emocionais: como estresse, tédio, medo e ansiedade.
Dados da Escola Zezito: Desde 2006, a EE Professor José Benedito Gonçalves – ‘Zezito’, através das aulas de Educação Física vem realizando o Projeto OI (Obesidade Infantil) com o propósito de alertar e conscientizar os alunos e familiares sobre a importância de ter uma vida saudável.
Em 2020, o projeto foi realizada no mês de fevereiro, onde foram avaliados 417 alunos do 1º ao 5º ano (peso e altura).
Através dos dados e da tabela de IMC Infantil, foi possível levantar os dados da situação nutricional desses alunos.
Os resultados mostraram que 34,53% dos alunos estão acima do peso, sendo 16,07% (Pré-Obesos) e 18,46% (com Obesidade).
Os dados apontam que 50 alunos estão abaixo do peso (11,99%) e outros 223 alunos (53,48%) estão com o peso normal.
Dica: Uma dica importante nesses tempos de pandemia é ter bons hábitos alimentares, limitar o tempo com aparelhos eletrônicos e realizar atividades físicas regularmente e em segurança.
(Professor Nilton C. Zumba)
Acompanhe a página da Escola Zezito no facebook. Clique aqui.
Clique aqui e visite a página do professor Nilton no facebook.
Já abordamos a obesidade em outras reportagens no Blog do Nelson Lisboa. Veja uma delas. Clique aqui.