Como cuidar de nossa coluna ao longo da vida

Ao longo de sua evolução, o ser humano fez vários progressos. Uma destas mudanças foi em relação a sua postura corporal, passamos a andar em duas pernas e liberamos nossos membros superiores para a utilização de ferramentas. Assim, a postura vai se adaptando a cada exigência da rotina, sendo inclusive relacionada às fases de nossa vida

Nossa coluna vertebral apresenta uma série de alterações e a possibilidade de lesões ao longo da vida, isso pode nos trazer desconforto e muita dor. Em algumas fases da vida identificamos maior ocorrência dessas dores, a faixa etária e o sexo da pessoa influenciam em muito. Não existe regra para as dores da coluna, desde crianças a idosos podem sofrer com elas, por isso é preciso cuidar bem dela, evitando problemas mais graves no futuro.
Agora vamos conhecer algumas causas das complicações mais comuns em diferentes fases da vida humana.
Fase do crescimento – Nessa fase as crianças estão no processo de crescimento, e por isso, apresentam um estiramento ósseo junto com o desenvolvimento da musculatura. Durante o chamado “estirão de crescimento” as crianças podem se queixar de dores nas pernas ou na coluna, e também uma leve dor de cabeça.
No caso específico das dores de cabeça, ela comumente pode indicar um princípio de gripe ou algum problema de visão.
Mas vale lembrar, que dores na perna ou na coluna podem indicar outro tipo de doença, é sempre bom consultar um profissional da área.
A vida adulta
Já na fase adulta as dores passam a ser um pouco mais constantes e podem ser causadas por inúmeros motivos. Desde um mau hábito como de posturas inadequadas, por traumas provenientes de esforço físico ou acidentes e também por lesões degenerativas . Mas as dores, também, podem ser sintoma de viroses ou inflamações no corpo.
Na fase adulta, o estilo de vida que adotamos, o excesso de pressão que sofremos no trabalho, as horas que passamos numa mesma posição, nem sempre adequada, acabam forçando nossas articulações e nossos músculos. E nessa fase que começam a surgir doenças como hérnia de disco, lordose, dentre tantas outras que afetam nossa coluna e nossa vida em geral.
As mulheres ainda sofrem com outras dores localizadas na região pélvica, que podem estar relacionadas a problemas ginecológicos, problemas na lombar, no sacro ou até mesmo uma Hérnia na região abdominal.
Na terceira idade
Essa é a fase mais crítica. Com a idade nosso corpo tende a perder massa óssea, principalmente as mulheres, e as dores e problemas relacionados a sustentação do corpo ficam mais acentuados. O corpo também fica mais sensível aos reflexos de problemas anteriores, resultado de uma longa vida.
As queixas mais comuns são as dores na coluna nos pacientes com osteoartrite, onde um dos principais sintomas é a rigidez nas articulações na parte da manha e dificuldade de movimentos ao longo do dia. Outra doença que acomete grande numero de pessoas nessa fase da vida é a lombociatalgia, caracterizada por dores na região lombar que irradiam para as nádegas e face posterior da coxa, podendo chegar até o pé.
Existem também casos relacionados a diabetes, onde o paciente sente dores nas extremidades como mãos e pés.
Independente da fase da vida em que estamos é importante cuidar da nossa coluna e ficar atento aos avisos de problemas que ela nos dá

(artigo disponível em http://www.maiscoluna.com.br/saude-da-coluna-do-idoso/como-cuidar-de-nossa-coluna-ao-longo-da-vida)