O assistente social é um profissional de caráter interventivo que atua buscando garantir a execução das políticas públicas e dos direitos dos cidadãos.
Desde o início da pandemia causada pelo Coronavírus, a equipe do Serviço Social do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat (HMS) imediatamente buscou seguir as orientações e protocolos dos órgãos oficiais. Especificamente, do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias de saúde pública do estado e município.
As medidas visam a prevenção aos usuários do serviço e também zelam pela preservação da qualidade dos atendimentos prestados.
O Serviço Social do HMS, com a gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), é composto por três
profissionais: Keila Carvalho, Jacqueline Oliveira e Rafaela Berossa. Elas se destacam por ter uma boa capacidade de articulação, sensibilidade no trato com os pacientes e acompanhantes, capacidade de mobilização e articulação e compreender a solicitação de todos que as procuram.
Além disso, estão sempre empenhadas em prestar um serviço de qualidade.
Para o atual momento, as profissionais devidamente paramentadas realizaram algumas mudanças: tanto alterações físicas da sala do Serviço Social, como métodos de atendimentos. O objetivo é a garantia da segurança em defesa da vida dos usuários.
Jaqueline Oliveira informou que, junto à equipe multiprofissional da unidade, foi elaborado também um protocolo de acolhimento específico às famílias de pacientes sob suspeita ou confirmação da COVID-19 e que se encontrem nesta unidade de saúde.
O protocolo garante o acesso humanizado às informações para as famílias. “Sabemos que só a situação de pandemia gera um estresse na comunidade.
Imaginamos a angústia dos familiares que possuem um ente acolhido na unidade”, avaliou ela.
Pensando nisso, foi elaborado um plano de trabalho com as famílias para garantir o acesso diário, das 12:00 às 13:00hs, pensando na quarentena do familiar.
O acesso é feito via telefone e versa sobre as informações do Boletim Médico do paciente, que é informado pelo médico responsável pelo plantão.
O Serviço Social assegura o direito da família à informação, mediante o acompanhamento das demandas.
Keila Carvalho sinaliza ainda que foi intensificada a escuta ativa das famílias, o que também é um instrumento utilizado diariamente pelas assistentes sociais.
“Isso viabiliza novas possibilidades de intervenção dentro da garantia de direitos do usuário” relata ela.
Rafaela Berossa faz questão de agradecer a todos os profissionais de saúde
que, neste momento, estão envolvidos no processo de enfrentamento à Pandemia da COVID-19.
“Sabemos que é um momento de ansiedade, mas vamos vencer! Unidos somos mais fortes e deixamos a nossa gratidão a cada profissional” destacou Rafaela.
No Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat o Serviço Social atua em dias integrais, nos plantões matutino e vespertino.
O serviço atende 100% das demandas internas e externas apresentadas.
Veja mais em www.ibdah.com.br