Seduc explica problema que tem atingido a Escola Dolores no Jardim das Nações e a Benedita de Rezende no Donalísio
A reportagem do Blog do Nelson Lisboa recebeu ao longo desta semana dezenas de reclamações de pais, professores e alunos das escolas estaduais Professora Dolores Antunes da Silva e Benedita de Rezende.
O problema? Falta de água diariamente, que prejudica a rotina escolar, deixa banheiros imundos, dificulta a aprendizagem e gera preocupação em todos. “Até copinhos de água queriam que os alunos economizassem”, disse uma mãe de uma aluna da escola Benedita.
Na Dolores, segundo professores e pais, o problema vinha há semanas, com falta de água em várias horas do dia, especialmente à tarde, quando o calor era mais intenso.
O SAAE tentou socorrer a escola, enviando caminhões-pipas diariamente e equipes da autarquia identificaram vazamento interno na escola.
Seduc – A reportagem questionou a Secretaria Estadual de Educação e ela afirma que a o reparo na tubulação com vazamento no interior da Escola Dolores Antunes foi consertada na 5ª feira, dia 22.
Porém, pais e professores disseram que a água faltou novamente na sexta-feira; provavelmente porque a região estava sem água.
Quanto à Escola Benedita, o Estado diz que foi detectado o problema de mau funcionamento de uma bomba, que já está sendo substituída. O estado não cita prazo da troca da bomba.
Escolas receberam R$ 852 mil juntas para reformas em 2024
A reportagem questionou o Estado sobre as verbas de manutenção que as escolas citadas recebem anualmente.
A Seduc afirma que as duas, juntas, receberam mais de R$ 852 mil reais para as mais diversas obras e manutenções desde 2023.
Ainda na nota, o Estado diz aos pais que “as equipes gestoras das escolas estão à disposição da comunidade escolar para maiores esclarecimentos”.
Além disso, mostramos nesta semana uma reportagem sobre a situação na Escola Dolores, antes do SAAE confirmar que havia vazamento interno.