Como todos sabemos, dia 19 de abril celebra-se o Dia do Indígena e colégio trouxe integrantes guaranis
Os alunos do Colégio Prudente de Moraes, em Salto, vivenciaram um dia especial na quarta-feira, dia 19, Dia do Indígena. Eles receberam a visita de integrantes da terra indígena Guyra Pepo, originários da etnia Guarani Mbya.
O projeto contou com diversas ações, como rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas temáticas, podcast e exposição de artesanato.
Segundo a direção do colégio, o objetivo foi o de aproximar o aluno da vida dos indígenas na sociedade, enfatizando a importância da pluralidade que, na maioria das vezes, não está presente no material didático.
O encontro também teve como intuito a interação positiva, troca de saberes num contexto de relações interculturais e a valorização da cultura indígena. Entre as ações, o colégio inaugurou uma pintura com o tema “Povos Originários Importam” em seu muro principal, criada pelo artista Doug.
O dia começou com oficina de pintura com jenipapo e teve a oficina de artesanato indígena e demonstração de arco e flecha. Um podcast foi realizado às 10h30 e as 11h10 aconteceu uma palestra ministrada pela liderança da aldeia.
Além disso tudo, uma feira de artesanato foi montada no local.
A coordenação do evento ficou a cargo do produtor cultural e diretor de cultura do colégio, Sandro Bergamo.