Após meses ruins, empresariado supermercadista volta a ficar otimista

Empresários do setor estão animados (fotos: reprodução)

 

Os empresários supermercadistas estão novamente otimistas com os cenários atual e futuro do setor, é o que aponta a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS).

A expectativa em vendas cresceu 14 pontos percentuais, indo de 36% em agosto para 50% em setembro.

Já a expectativa de um PIB melhor no próximo ano fez o nível de otimismo quanto à atividade econômica nacional subir de 7% para 50%.

Em resumo: no geral, a confiança cresceu de 35% para 38%.

Assim sendo, o impacto da Semana do Brasil e da liberação do FGTS são as principais expectativas para reavivar o PIB também ainda para este ano.

Essa posição é fundada no bom momento das medidas do governo, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que segue para sanção presidencial, a Reforma da Previdência, que tramita no Senado e prevista para começo de outubro, e os movimentos bem encaminhados da Reforma Tributária.

O percentual de empresários pessimistas com o futuro aumentou de 16% para 23%, o que demonstra ainda haver incertezas no futuro da política econômica brasileira.

Em geral, os dados apontam que o pior momento do ano, observados em maio e junho, já passou, quando o pessimismo passou de 30% e o otimismo para menos de 10% no período.

Associação Paulista de Supemercados
fonte: APAS

NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011.

Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo.

A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura.

Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura.

As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque.

E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento.

A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.