Foi aprovado em votação na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 1573/2023, de autoria do deputado estadual Rogério Nogueira, que reconhece os pacientes com fibromialgia como Pessoas com Deficiência, em todo o Estado de São Paulo, para todos os efeitos legais e de direitos.
O objetivo da legislação é assegurar a todas as pessoas com fibromialgia a garantia de direitos como: prioridades em procedimentos e requerimentos administrativos e burocráticos, em vagas de concurso público, assentos no transporte público, entre outros benefícios.
A fibromialgia é uma doença reumatológica grave que, por causar dor crônica por todo o corpo, afeta a vida profissional e social dos pacientes e prejudica sua qualidade de vida. “Ainda não há cura para a fibromialgia e reconhecer os pacientes como PcD assegurará direitos importantes para quem sofre com essa doença”, comenta o deputado.
“Essa é uma pauta importante para milhares de pessoas e tenho certeza que a lei será sancionada pelo nosso governador.
NOSSA OPINIÃO
Convivo com uma pessoa da família que sofre com fibromialgia, que se instalou provavelmente após a dengue em 2023.
É uma doença cruel que castiga a pessoa praticamente 24h por dia e esse projeto, se sancionado pelo governador Tarcísio, permitirá à essas pessoas tentarem algo mais digno junto à Previdência Social.
A Fibromialgia é incapacitante e reconhecer o seu impacto é digno de elogios e de GRATIDÃO.
Veja um pouco mais sobre a questão
Agora que tal visitar nossas redes sociais? Clique aqui.