Proibição do uso de celulares nas escolas e mudança positiva no comportamento dos estudantes
O Colégio Anglo Salto implementa e já observa resultados significativos com a proibição do uso de celulares, conforme a Lei 15.100/25.
A lei se aplica a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e abrange também o período de recreio e os intervalos entre as aulas.
Aponta-se que o texto legal estabelece que os alunos não devem levar celulares para a escola.
Caso contrário, devem permanecer desligados e guardados na bolsa durante todo o período escolar.
Por outro lado, a Lei permite o uso de celulares para fins pedagógicos, sempre com a orientação da escola.
A facilidade com que a instituição lida com essa questão atualmente é resultado de um trabalho de dois ou três anos, especialmente no Ensino Fundamental II.
Durante esse período, os alunos foram orientados a adotar práticas como deixar os celulares no apoio da lousa ou em suportes próprios nas salas de aula.
Exemplos como este provam que o Anglo Salto não deixa de oferecer um ensino moderno, com um ambiente mais focado e respeitoso ao uso da tecnologia.
“Este é o momento ideal para estabelecer a regra de forma clara e objetiva.
Além disso, a escola tem se dedicado a acolher e orientar os estudantes quanto à importância da mudança de comportamento e estamos observando uma enorme mudança: os alunos têm se engajado mais nas conversas e atividades, momentos de interação que o celular roubava de cada um.
Isso mostra que a medida tem gerado resultados positivos em nossa comunidade escolar”, afirma o diretor do Colégio Anglo Salto, Derval Fagundes de Oliveira.
O posicionamento, portanto, do Colégio, é que a proibição do uso de celulares fortalece os laços interpessoais, promove a comunicação genuína e contribui para um ambiente mais saudável onde os alunos podem interagir e desenvolver habilidades sociais.
Neste ano, com o início do ano letivo, o colégio iniciou um trabalho de conscientização sobre o uso das telas, como o uso de teatro.
Tudo isso porque a meta é mudar o comportamento dos alunos diante da nova lei em vigor.
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