Prática é errada, traz risco às pessoas e ao meio ambiente; Anvisa recomenda devolver remédio usado às farmácias ou em postos de saúde para descarte correto
Pode parecer algo normal, mas, jogar remédio usado em contêiner, como o registrado por um leitor do Blog do Nelson Lisboa, no Parque Bela Vista, na Rua John Kennedy, é errado e extremamente perigoso.
Sendo assim, você sabe como agir?
Confira a relação abaixo de como proceder com remédios vencidos ou sem uso, para o bem do próximo e do meio ambiente:
– Segundo a Anvisa, o Brasil é o sétimo país do mundo que mais consome remédios e falta leis sobre a forma correta de descarta-los, quando vencidos ou sem uso.
– O descarte errado de medicamentos traz riscos e deve ser feito em pontos de coleta específico, como drogarias, farmácias ou postos de saúde, para a destinação correta.
– Quando descartado em contêineres, por exemplo, o remédio traz riscos à água, ao solo, aos animais e à saúde pública.
– A soma dos itens de poluição da cartela de analgésico da sua casa com a do seu vizinho, do morador da rua de baixo, do bairro e da cidade, no aterro sanitário acaba por ser muito grande e dai vem as consequências.
– Dados nacionais apontam que cerca de 20% de todos os medicamentos que utilizamos são descartados de forma irregular.
– O cuidado com o descarte de remédio deve ser o mesmo com os itens do mundo PET.
Em Salto você pode aprender o que fazer com o descarte de produtos sem uso em sua casa ligando para a CSO Ambiental (0800 940 3203 ou no site da empresa).
Fonte: eCycle
A questão ambiental é constante em nosso blog. Reveja essa reportagem: