
A IAExpertise em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira lança o documentário “O Trem Elétrico de Louveira”. A cidade de Louveira fica a 57 km de Salto.
Conduzido pelo jornalista, Eduardo Sona, e pelo historiador e especialista em patrimônio ferroviário, Rafael Prudente, o filme apresenta e reconstitui a primeira viagem de trem com tração elétrica na América do Sul.
A história mostra que a viagem foi realizada entre as cidades de Jundiaí e Louveira, em 24 de outubro de 1921.
E, de fato, ela inaugurou a primeira subestação de energia para tração ferroviária do Brasil.
Essa era uma tecnologia criada pela General Eletric, em 1916, e que ainda é utilizada nos atuais sistemas ferroviários de tração elétrica.
“No mês de outubro, comemoramos os 103 anos desse marco histórico, que ligou duas cidades importantes da região.
A proposta do documentário foi vencedora do edital da Lei Paulo Gustavo, realizado na cidade de Louveira, e conta toda a trajetória da Cia Paulista de Estrada de Ferro, através de encenações com atores e produções da época”, comenta Sona.
Segundo ele, a obra ainda cita as pesquisas e o trabalho pioneiro de um dos maiores engenheiros do Brasil, Francisco Paes Leme de Monlevade, e conta com o uso da Inteligência Artificial para dar vida às fotos históricas usadas no filme.
Lançamento
Caso tenha ficado interessado, atenção: amanhã, dia 24, às 11h, o documentário estará disponível nas redes sociais da IAExpertise.
Após isso, no dia 25, sexta-feira, às 19h, haverá uma exibição pública no Auditório da Secretaria de Cultura de Louveira.
Sobre a IAExpertise
Se ficou interessado, saiba que a IAExpertise é uma empresa líder no cenário da Inteligência Artificial.
É preciso frisar que a IA tem equipe que se dedica a transformar empresas por meio da inovação tecnológica.
Sendo assim, destaca-se que a empresa, com experiência em projetos e desenvolvimento, tem uma equipe especializada no desenvolvimento de aplicativos de IA, consultoria para empresas e serviços inteligentes para criação de conteúdos.
Quer comentar? visite nosso facebook clicando aqui.