
Prepare-se, Itu: o amor, a diversidade e o orgulho vão tomar as ruas com força total neste domingo, dia 18, a partir do meio-dia
A 9ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itu promete ser histórica — e não é exagero!
Com um trio elétrico de 19 metros de comprimento (o maior já visto na cidade), som, luz, arte, consciência ambiental e ação social.
De fato, o evento chega com tudo para celebrar, resistir e transformar.
A concentração acontecerá na Avenida Francisco Ernesto Fávero, no Rancho Grande, em frente à Padaria Tula.
Dali, a partir das 14h, a passeata seguirá em direção à Praça Washington Luiz, onde será montado um palco com toda a estrutura para receber artistas da cena LGBTQIA+ até às 22h.
O line-up? Repleto de talento, brilho e representatividade, com direito a painel de LED, iluminação especial e muitas surpresas.
Cultura, fomento e resistência
O impacto da Parada vai além das ruas. A estrutura deste ano foi viabilizada por meio de recursos da Secretaria de Indústrias Criativas do Governo de SP, via edital +Orgulho, em parceria com a APAA.
Já o palco e a programação cultural têm apoio da Lei Aldir Blanc (PNAB), com parceria entre o Governo Federal e a Secretaria de Cultura de Itu.
De fato, há que se comemorar porque é o Poder Público investindo na visibilidade de quem transforma o mundo com amor.
Orgulho que planta sementes — literalmente!
Sim, o evento é festa, mas também é responsabilidade.
Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, serão plantadas nove árvores frutíferas ao longo do trajeto da Parada, simbolizando cada uma das nove edições do evento.
A ideia é clara: respeito ao próximo e respeito ao planeta andam de mãos dadas.
“Queremos mostrar que dá para fazer barulho com consciência. Queremos inspirar outros grandes eventos do interior a também pensar no impacto que causam e como podem contribuir com o meio ambiente”, afirma a organização.
Solidariedade também desfila 🏳️🌈
Além do grito por respeito, a Parada deste ano convoca o público a um gesto simples e poderoso: levar 1kg de alimento não perecível.
As doações serão destinadas à instituições de caridade de Itu em um ato coletivo de amor que reverbera para além do evento.
Expectativa de 10 mil pessoas nas ruas
Em 2024, foram cerca de 6 mil pessoas. Neste ano, a expectativa é superar 10 mil participantes. “Vamos exaltar nossos corpos, levantar nossas bandeiras e ocupar o espaço público com orgulho, amor e resistência. Itu vai brilhar!”, dizem os organizadores.
Semana da Diversidade e Conferência LGBT+🏳️🌈
A Parada é o ápice, mas a programação vai além.
A Semana da Diversidade de Itu começa na sexta-feira, 16 de maio, com a roda de conversa “Que Parada Queremos?”, às 19h no CILA, abrindo espaço para discutir os rumos do movimento nos próximos anos.
O encerramento está marcado para o dia 28 de maio, com a 1ª Conferência dos Direitos da População LGBT+ de Itu, das 9h às 13h, no auditório da Prefeitura.
O evento é uma parceria entre a organização da Parada, a OAB Itu e a Prefeitura de Itu.
Quem faz acontecer ❤️🏳️🌈
A Parada é organizada pelo Coletivo LGBTQIA+ de Itu e pela Rede Família Stronger, com produção da KOBA Produções e DiverCidades Periféricas.
A coorganização envolve ainda a Entrelaços (Salto), AQUEND (Associação Queremos Nossos Direitos), e APOLGBTI (Indaiatuba).
Então, no domingo, dia 18, Itu vai respirar diversidade, inclusão e orgulho.
Traga sua bandeira, seu coração aberto, um quilo de alimento e venha fazer parte dessa história.
Porque o futuro é colorido — e ele começa agora. 🏳️🌈

Colaboração: Jornalista Édy Rodrigues
Reveja agora como foi a oitava edição do evento em 2024, também em reportagem do amigo Édy Rodrigues.
Agora, clique e siga nossas redes sociais, pode ser?