Não precisa ser especialista em gestão de pessoas para perceber que o número de mulheres em cargos de liderança ainda é infinitamente menor quando comparado à presença masculina.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 19% dos cargos de liderança são ocupados por profissionais do sexo feminino.
Porém, um dos setores que tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos tem como principal característica, o fato de contrariar essa lógica: o mercado pet.
“Esse mercado exige algumas qualidades que podem trazer vantagens para as mulheres, como a sensibilidade, o aspecto emocional e, principalmente, o afeto”, lista Natália Espinosa, groomer internacional e diretora da Uau Escola de Estética Animal, localizada em Sorocaba/SP.
“O mais importante é a relação de carinho com o cliente principal, que é o pet. Nesse quesito, normalmente, as mulheres têm mais facilidade”.
Como mulher e empreendedora, Natália viu de perto todos os desafios que envolvem o sucesso de uma profissional do sexo feminino.
Para ela, o maior desafio ainda é garantir o desempenho durante a rotina de trabalho, fazer as capacitações necessárias técnicas nos serviços de estética animal e gestão de negócios para se destacar no mercado e, ainda assim, conciliar com todas as responsabilidades pessoais – principalmente a de ser mãe.
“Não é uma jornada fácil, mas acho que toda mulher deve respeitar a sua essência e fazer aquilo que deseja fazer. O crescimento só vem quando direcionamos o nosso foco”, orienta a empresária. “Hoje, eu vejo que as mulheres estão conquistando o seu espaço no mercado”, analisa.
Além de ver, Natália atua diretamente para garantir esse empoderamento. No ano de 2020, 86,4% dos 273 alunos matriculados na Uau Escola eram do sexo feminino. Muitas delas já começam o curso pensando em abrir o próprio negócio.
“Antes mesmo de terminar as aulas, quando eu não tinha nem saído do meu emprego, já estava comprando os equipamentos”, relata Patrícia Gobis, diretora do Pet Shop Gobis, localizado, também, em Sorocaba. “No começo, meu pai me deixou ficar com um quartinho na casa, mas o movimento foi tão grande que, ano passado, a gente expandiu. Hoje, eu já atendo pela casa toda”, revela.
Compartilhar o sucesso e o crescimento das mulheres no mercado pet já virou rotina, mas, para Natália, ainda é motivo de orgulho. “Para mim, o mais importante é ajudar pessoas que partiram do mesmo lugar que eu a atingirem os seus objetivos”, salienta a groomer. “Eu me sinto poderosa quando consigo cumprir vários papeis na sociedade com versatilidade e amor, isso me completa”, finaliza.