Nota do SAAE de Salto diz que água servida em Salto é de qualidade e monitorada

Blog do Nelson Lisboa
ETA do João Jabour: controle é constante, diz SAAE (reprodução)

Veja nota de esclarecimento do SAAE sobre os dados da ONG Repórter Brasil, com base em dados de 2018 a 2020, que apontam que a água em Salto tem chumbo (Cancerígeno) e outras 2 substâncias que trazem riscos à saúde.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“O SAAE de Salto informa que obedece a critérios rígidos e a parâmetros legais no tratamento e na análise da água que abastece o município, em acordo com o estabelecido pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

As análises da qualidade são feitas desde a captação nos mananciais até em amostras da água que vai às torneiras, após o tratamento; essas análises acontecem interna e externamente, tanto na própria autarquia, por técnicos, quanto por um laboratório credenciado e devidamente reconhecido pelo INMETRO (ISO 17025).

Além disso, o SAAE é permanentemente fiscalizado e monitorado pela Vigilância Sanitária do município e pela ARES-PCJ, que realizam mensalmente diversas coletas e analisam essas amostras. Em casos de amostras insatisfatórias, o SAAE realiza o Controle de Qualidade e toma todas as ações preventivas e corretivas, comunicando de imediato as autoridades de saúde pública competentes.

A informação veiculada pela imprensa em 7 de março se refere a dados coletados entre 2018 e 2020, em que não são evidenciados os pontos de coleta das amostras de água, nem os valores obtidos nas análises. Além disso, o estudo no qual essa reportagem se baseia apresenta várias inconsistências e contradições.

O SAAE comunica, por fim, que identifica sempre em suas análises laboratoriais índices satisfatórios, compatíveis com a legislação, e que jamais recebeu advertência ou multa de órgão fiscalizador. Reitera também o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população saltense”.