
A Prefeitura de Salto, em parceria com o SAAE, deu novo impulso ao Projeto Técnico Social ‘Salto Sustentável’.
Esse projeto é vinculado à construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaí.
Importa dizer que o evento de encerramento do primeiro ciclo de atividades socioambientais com a comunidade ocorreu n quinta-feira (27), na sede do Cáritas – Núcleo Marília.
O evento teve a presença do prefeito Geraldo Garcia e do superintendente do SAAE, César Piva.
Ao Blog do Nelson Lisboa o prefeito afirma que “foi emocionante ver as crianças receberem seus certificados de conclusão e perceber o impacto positivo desse projeto”.
Ainda conforme ele: “a educação ambiental é essencial para construirmos um futuro mais sustentável, e iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo”.
Entenda – O projeto é uma exigência do contrato da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, através do Programa ‘Saneamento para Todos’.
Como já divulgado, a nova administração municipal priorizou a retomada do financiamento da ETA Jundiaí junto à Caixa Econômica Federal.
Esse projeto estava paralisado por falhas administrativas e pendências deixadas pela Prefeitura, segundo divulgado.
Diante disso, uma força-tarefa da Prefeitura foi realizada para que o contrato não fosse perdido.
Com o dinheiro mantido, a meta atual é impulsionar o Projeto Técnico Social (PTS) ‘Salto Sustentável’.
A sua execução visa levantar aspectos sociais, orientar e engajar a comunidade em torno da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaí, que tem previsão para início das obras em 2026.
Participação intensa da comunidade
O evento do dia 27 foi prestigiado por famílias, entidades e autoridades e marcou o novo impulso para o trabalho técnico social.
No local foram mostradas as ações desenvolvidas ao longo de fevereiro, sob o tema “O Ciclo da Vida: A Água como Fonte de Saúde e Sustentabilidade”.
De fato, essa ação foi repleta de atividades lúdicas e didáticas envolvendo 50 famílias locais.
Também houve uma exposição em mosaico, com pinturas feitas por crianças sob orientação do artista Luiz Bitto foi montada.
E ela mostrou com beleza as informações sobre as etapas do tratamento de água e o papel da futura ETA na segurança hídrica e bem-estar da comunidade.
Outras atividades já foram conduzidas nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS da região onde será construída a ETA, como o Jardim Santa Cruz e do Jardim das Nações.
As ações de aproximação e engajamento da população incluem, também, entrevistas realizadas pelas assistentes sociais do projeto.
As irmãs Maria e Marisa, moradoras do Jardim Nair Maria participaram ativamente, ilustrando o interesse da população local pela programação do projeto Salto Sustentável.
O Projeto Salto Sustentável divulga as atividades no seu perfil no Instagram @saltosustentavel.

SAIBA MAIS DA ETA JUNDIAÍ
Importa dizer que a nova ETA Jundiaí terá capacidade para tratar 150 litros de água por segundo.
Em funcionamento, ela atenderá bairros como Nair Maria, Panorama e parte do Jardim das Nações.
Como dito antes, a obra será realizada pelo SAAE e Prefeitura de Salto, ao lado da ETA Pedra Branca, próxima ao Residencial Barnabé.
Isso tudo porque o Rio Jundiaí foi reclassificado para classe 3 em 2017 e possível de uso para consumo humano após tratamento.
Destaca-se que o financiamento de mais de R$ 27 milhões também contemplará a setorização da rede de abastecimento.
Além disso, haverá a substituição de mais de 10.500 hidrômetros, com as primeiras trocas iniciando nas próximas semanas.
Quer comentar? clique e visite nossas redes sociais.