Hoje, dia 30 de maio, centenas de pessoas foram ao Posto de Atendimento ao Trabalhador tentar uma das 35 vagas oferecidas por uma rede de fast-food.
A fila chegava até a Rua Barão do Rio Branco.
Diante disso, convidamos a nossa colaboradora e amiga, dra. Fabiana Gusmão, psicóloga, para nos falar sobre como a pessoa pode se portar melhor na entrevista.
Confira:
A psicóloga garante que as emoções podem sim interferir na hora da entrevista de emprego.
Segundo ela, inegavelmente o nervosismo, o medo ou a ansiedade podem atrapalhar e elas devem ser administradas.
Portanto: “É importante primeiramente reconhecer os seus sintomas, como: dificuldade para respirar, dor na barriga etc. Depois, trabalhar a mente, não se permitindo ocupar os pensamentos com o que aumenta mais a ansiedade”, orienta.
Dicas –
1 – Exercícios de relaxamento através da respiração, alongamento, música ou caminhada, ajudam a acalmar a mente e, consequentemente, as emoções.
2 – O candidato pode se sentir mais seguro procurando conhecer mais a empresa para a qual fará a entrevista.
3 – É importante também planejar-se para ser pontual, ter uma alimentação leve antes da entrevista e cuidar da sua aparência, escolhendo roupas que condizem com a vaga, com cores suaves e neutras e que não chamem mais a atenção do que realmente importa.
4 – Além disto, o entrevistado não deve se preocupar em passar uma imagem diferente do que é, pelo contrário, deve ser autêntico, verdadeiro e ter clareza das suas habilidades, bem como dos seus pontos fracos.
5 – Os recrutadores estão de olho no seu potencial, por isso é preciso ter cuidado para não se perder na performance, quero dizer, no esforço para se enquadrar ao perfil da vaga.
Fale com a psicóloga Fabiana Gusmão: (11) 99637-3007 ou no facebook.com/fabianagusmão