Com toda certeza você sorriu e é isso que tem acontecido no Cemus Integral: a galerinha está aprendendo capoeira
É sempre muito bacana iniciativas que permitam às crianças e jovens se exercitarem, ampliarem a consciência corporal, aprenderem a cuidar do corpo e da mente e, além disso, conhecerem um pouco mais da nossa cultura.
Tudo isso tem rolado no Cemus Integral “Professora Maria Constança de Miranda Campos”, com alunos do Ensino Fundamental I e II. A galerinha tem mergulhado de cabeça nas aulas de capoeira ministradas pelo professor Alex José da Silva.
A oficina é contextualizada e supervisionada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação.
Entenda – A capoeira desenvolve na criança habilidades que vão além das capacidades físicas. Como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Explora muito a psicomotricidade, lateralidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação de seus movimentos.
O trabalho musical diferencia a capoeira do trabalho intelectual predominante no ambiente escolar e provoca sensações diferentes daquelas que se tem na escrita e na leitura. A musicalidade está ligada diretamente aos sentimentos.
Bacana, não é mesmo?