Setembro deve ser um dos meses mais quentes da história; SAAE diz que Buru e Piraí estão com níveis bons e descarta racionamento
Grande parte do Brasil deve viver nas próximas semanas uma onda de calor histórica e Salto já enfrenta dificuldades no fornecimento de água para a população, com a mesma faltando em diversos bairros, várias horas por dia.
Esse impacto no fornecimento é visível nas reclamações da população em postagens de nossa página, como do último domingo.
Questionado, o SAAE garante que os mananciais Piraí e Buru estão “com níveis bons o suficiente para a plena captação sem que as reservas precisem ser acionadas até este momento” e reafirma que “medidas de racionamento não são sequer cogitadas”.
Pontual – Por outro lado, o SAAE diz que no último final de semana, com o tempo muito seco e temperaturas altas, o consumo aumento muito em várias regiões de Salto e forçado o “fechamento pontual de alguns reservatórios para recuperação de nível”.
A autarquia pede que a população economize e use de forma prudente a água.
Em 2 dias apenas 15 reclamações oficiais de falta de água
O SAAE, questionado pela reportagem do Blog do Nelson Lisboa, diz que nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, seus canais de atendimento receberam 15 reclamações de falta de água e baixa pressão.
Diante delas, seis caminhões-pipa, cada um transportando 15 mil litros, foram enviados para dar suporte no abastecimento das residências.
A autarquia não informou quais regiões receberam os caminhões-pipa e garante que não está “medindo esforços para atender adequadamente a população”.
Ainda neste sentido, diz que começou no dia 30 a troca de um trecho de cerca de 250 metros da tubulação de ferro da Rua João XXIII, no bairro Bela Vista, por tubulação de PVC, visando melhorar o fluxo e pressão da água no local.
Em 2021, praticamente nesta mesma época do ano, a cidade já estava em racionamento. Reveja a matéria