Nosso amigo e colaborador Lucas Moreira, que aceitou o desafio de falar sobre empreendedorismo traz uma nova coluna. Veja e deixe sua opinião em nossas redes sociais, clique aqui.
“Felizmente estamos de volta continuando o nosso papo e lembrando de onde paramos, quero falar sobre algumas ações em nosso município, como a inauguração da Sala do Empreendedor no Atende Fácil.
Então, o mais legal é que lá tem, por exemplo, o programa Via Rápida Empresa do Governo de São Paulo.
Definitivamente, essa iniciativa busca eliminar entraves burocráticos para a abertura de empresas, facilitando o caminho para empreendedores locais.
E isso, inegavelmente, tem impulsionado micro e pequenos empresários a transformarem suas ideias em ações concretas.
Mas o fato é que ainda precisa ser feito mais, principalmente pela população!
Sendo assim, é preciso dizer que o conceito de empreendedorismo, como proposto pelo economista Joseph Alois Schumpeter, ecoa no coração de Salto.
A cidade é uma tela em branco para criatividade e inovação, onde empreendedores vislumbram oportunidades e respondem às necessidades do mercado. Esse impulso não apenas fortalece os negócios locais, mas também cria um ciclo virtuoso de crescimento econômico.
Eu acredito que empreender vai além de montar um negócio gerador de renda e empregos. O conceito aborda a solução de problemas e principalmente os nossos problemas internos, seja como município mas principalmente como pessoa.
Os números refletem o impacto do empreendedorismo na cidade.
Segundo o Empresometro da CNC, das mais de 11 mil empresas ativas em Salto, cerca de 10,5 mil são micro e pequenos empreendimentos. Essa predominância destaca a relevância do estímulo ao empreendedorismo local, não apenas como uma tendência, mas como uma necessidade econômica.
De fato, a cidade vem evoluindo e nós como empreendedores precisamos evoluir, produzir conteúdo e principalmente dividir a responsabilidade com a população de um comércio forte, um turismo forte, uma indústria forte, e uma CIDADE FORTE!
O futuro, moldado pelo espírito empreendedor de sua comunidade, promete trilhar caminhos de desenvolvimento sustentável e oportunidades promissoras para todos os seus habitantes”.
(Lucas Moreira, empreendedor, jovem e um apaixonado pela cidade de Salto. Veja suas redes sociais clicando aqui)