Complexo da Cachoeira é sucesso absoluto; licitação para consertar elevador do mirante demora e exige fôlego dos visitantes
É, inegavelmente, motivo de orgulho para todo saltense ver o turismo, após 25 anos, se tornar cada vez mais uma realidade econômica e social de fato.
A reinauguração das obras no Complexo da Cachoeira, no final de junho, tem sido um sucesso absoluto, atraindo inclusive turistas durante a semana, como a reportagem constatou nesta semana.
Dados da Secretaria de Turismo mostram que até o dia 17 (menos de 20 dias após a inauguração), o complexo recebeu 32.069 visitantes.
Veja que legal, do público, cerca de 10 mil veio de outras cidades brasileiras e até da Austrália, como um grupo de jovens em intercâmbio na cidade.
Reportagem do jornal Taperá mostrou que o fluxo de visitantes ao complexo tem “zerado” o estoque dos artesãos no Espaço do Artesão, uma das atrações novas inauguradas.
Turistas precisam de “fôlego” para curtir o Mirante da Ponte Estaiada
A reportagem, em conversa com famílias que visitavam Salto na segunda-feira (16), ouviu deles lamentos pelo elevador de acesso ao Mirante da Ponte Estaiada, que está quebrado.
As famílias, incluindo uma da Capital e outra do Pará, lamentaram ter que subir cerca de 100 degraus de escada e, ao chegaram lá, duas surpresas, uma agradável e outra que precisa melhorar.
A vista única da região central de Salto e do complexo é inesquecível.
Mas, lá em cima, na tentativa de recuperar o fôlego, os visitantes lamentaram o ar condicionado quebrado e o galão de água disponível seco.
Explicação – ouvida pela reportagem, a Secretaria de Turismo diz que o conserto do elevador depende de licitação para contratar empresa especializada e que a ela está está em andamento, com previsão do recebimento de propostas para os próximos dias.
Sobre o ar-condicionado do Mirante, afirma-se que “a situação é semelhante, com licitação já em andamento”.
A Secretaria de Turismo que mudanças nas leis de licitação têm tornado o processo mais lento e pede compreensão.
Sobre a água, afirma-se que “há um bebedouro no Mirante, que é constantemente abastecido”.
O município diz que em 2024 mais de 20 mil turistas visitaram o mirante.
Que tal agora relembrar uma das reportagens sobre o turismo em Salto?
Então veja essa das obras em andamento na Barra, cuja entrega prevista era maio e agora foi transferida para agosto.