Recebemos na semana passada fotos e as informações de um amigo do Blog do Nelson Lisboa, morador da Rua Rui Barbosa, perto da Augusto Mazza. Ele fotografou um animal silvestre em meio aos fios.
Uma pessoa da Secretaria do Meio Ambiente nos disse que deve ser um gambá ou um ouriço, pois a foto estava distante e era noite.
Mas e ai, o que fazer quando você se depara com um animal silvestre em casa?
Primeira regra:
NÃO MEXA NO ANIMAL.
Ele pode ter chegado até ali em busca por comida, abrigo ou fugindo de predadores ou caçadores e se perdido.
Primavera é uma época do ano comum para animais se acasalarem ou fazerem ninhos, principalmente gambás, tão presentes na área urbana.
Além de não mexer, não maltrate, não jogue pedras, paus, nem tente resgatar o animal sozinho.
Lembre-se: se ele precisa de resgate, isso tem de ser feito por pessoas especializadas.
Se for uma ave, basta espantá-la que ela vai embora. Se se tratar de um macaco, um lagarto, um gambá, por exemplo, por certo ele veio de alguma mata próxima e também basta espantá-lo apenas com sons e barulhos, mas nunca usando de contato físico, toque ou muito menos violência ou qualquer objeto que possa ferir o animal, desde que seja possível a fuga do bicho pela janela, porta ou quintal.
Caso não seja possível que o animal saia por conta própria, será necessário que um órgão especializado o faça.
Enquanto isso, volte à primeira regra e não toque no bicho, nem alimente o animal, além de perigoso para a saúde dele, isso pode incentivá-lo a retornar.
SEGUNDA REGRA
Procure imediatamente ajuda especializada junto aos órgãos ambientais da sua cidade.
Em se tratando de um município, pode-se procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Zoonose ou a Polícia Militar, que normalmente possui equipe de patrulha ambiental e é de rápido e pronto atendimento.
(Informações do site: https://www.greenme.com.br/informarse/animais/74066-o-que-fazer-se-voce-encontrar-um-animal-silvestre-na-sua-casa/#:~:text=Se%20se%20tratar%20de%20um,a%20fuga%20do%20bicho%20pela)
SERVIÇOS
O Telefone da Defesa Civil é o 199
O telefone da GCM é o 4029-3031 (whatsapp)
O Telefone do Centro de Zoonoses é 4029-4212.
O telefone da Secretaria do Meio Ambiente é o 4602-8551.