A boa estrutura do bairro de Pinheiros

O bairro de Pinheiros, situado na Zona Oeste da capital de São Paulo, é uma localidade que exerce grande influência econômica, mercantil, cultural, urbanística e arquitetônica no oeste paulistano, reunindo todas as credenciais que o apontam como um bairro de alto padrão de vida. Detentor de uma população que abrange 61.711 habitantes, as extensões reduzidas do bairro contribuíram para que todo o processo de desenvolvimento originado no bairro ocorresse de forma mais bem-sucedida, uma vez que, comportando um volume populacional elevado e uma área não tão ampla, as autoridades competentes conseguiram promover uma estruturação mais abrangente no local e que beneficiou mais pessoas.

Modernizado em meio à expressiva presença de imigrantes alemães, coreanos, judeus, japoneses, chineses, franceses, italianos e portugueses, o distrito de Pinheiros representar um grande centro da cultura europeia, especialmente. Evidenciando essa característica, a vinda dos portugueses foi a mais sintomática ao aspecto cultural do bairro, atribuindo a Pinheiros um caráter que contém traços bem característicos dos portugueses e fomentando os empreendimentos desses descendentes na região. Sua denominação, embora para muitos refira-se à existência maciça de Araucárias no bairro, diz respeito ao termo “Pi-iêrê” que, no idioma dos tupis, significava “derramado” e, posteriormente, adaptou-se ao nosso idioma, adotando o nome de Pinheiros.

No bairro, sua delimitação é promovida em função das avenidas, ruas e alamedas. Das quais, elencamos a Avenida Professor Frederico Herman Júnior, a Rua Natingui, a Rua Heitor Andrade, a Rua Cristóvão de Burgos, a Rua Paulistânia, a Avenida Doutor Arnaldo, a Avenida Nove de Julho e, por fim, o Rio Pinheiros, principal ponto de referência do distrito.

A desenvolvimento histórico do bairro

Registrada a primeira obra para fins  transitórios do Rio Pinheiros em 1632, através da construção de uma ponte incumbida de interligar os região até Parnaíba, Cotia, Itu e Sorocaba, esta foi danificada em inúmeras oportunidades devido à ocorrência de enchentes, motivando o desenvolvimento de uma ponte de metal que, em 1865, tornou-se fundamental no fluxo de moradores para os bairros em seus arredores, não somente direcionada à cidades do interior. Por meio desse evento, identificou-se o início de um gradual processo de desenvolvimento no distrito.

Respaldado pelo ciclo do café que, na cidade de São Paulo, foi extremamente lucrativo e determinou-se como a válvula propulsora da economia municipal, tamanha a demanda de exportação do produto, o bairro da Zona Oeste retratou todo esse cenário observado na cidade, deste modo, sendo urbanizado gradativamente intensificando a propagação de imóveis em Pinheiros.

A economia aliada à qualidade de vida do distrito

Estabelecida essa perspectiva, a localidade pôde progredir economicamente no panorama paulistano e, nos dias atuais, corresponde a um distrito que goza de qualidade de vida, oportunidades profissionais e infraestrutura. Dada a notoriedade paulistana como o maior polo econômico em âmbito nacional, alguns bairros são mencionados como os responsáveis desse impulsionamento de São Paulo, como Pinheiros.

Levando consigo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,960, indicador considerado muito elevado e que, se representasse um país, equivaleria ao melhor índice do mundo, o distrito de Pinheiros só reforça todo seu potencial econômico e seu aspecto convidativo, motivado por razão de seu baixo índice de desemprego.

Pinheiros e seu mercado imobiliário

O segmento de imóveis no local, apresentando impactos relacionados a todo o positivo cenário financeiro do bairro paulistanos, expandiu-se e, diante da propensão que o cidadão moderno detém acerca de integrar uma área que o garanta estabilidade profissional, qualidade de vida e perspectivas econômicas promissoras, culminou com um boom na procura de apartamentos em Pinheiros.

E essa virtude do distrito se ratificado através de uma pesquisa realizada em 2014. Encarregada de indicar que, na idealização de residirem em um bairro ideal paulistano, 43% dessas pessoas apontaram Pinheiros nesse questionamento, traz à tona a nova disposição do consumidor imobiliária e se associa ao aumento da demanda para alugar apartamentos em Pinheiros que, sem um grande poderio aquisitivo e almejando residir num bairro desenvolvido, optam pela locação na tentativa de se estabilizarem.

Gostou deste artigo sobre A boa estrutura do bairro de Pinheiros? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!