Amanhã é o Dia Nacional do Café e especialistas do Senac sugerem 2 receitas bacanas

Blog do nelson Lisboa
Café é mais consumido no Brasil do que cerveja (reprodução)

Aprenda a fazer bolo de café na caneca e Frapuccino; receitas simples, fáceis e rápidas que vão agradar os aficcionados pela bebida

Para comemorar o Dia Nacional do Café, comemorado amanhã, dia 24 de maio, o chefe Fábio Ligório, docente da área de gastronomia do Senac Salto com o auxílio do chefe Bruno Gregio, assistente de cozinha pedagógica da unidade, selecionaram duas receitas elaboradas com essa bebida que faz parte do dia a dia dos brasileiros.
A data marca o começo da colheita do produto no país.

Bolo de café na caneca

Blog do nelson Lisboa
Bolo de café é uma receita da equipe do Senac de Salto

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de óleo, 3 colheres (sopa) de leite, ½ colher (chá) de fermento químico em pó, gotas de chocolate a gosto e chantilly para decorar.

Modo de preparo: no liquidificador, bata os cinco primeiros ingredientes. Adicione as gotas de chocolate e misture com uma colher. Transfira a massa para uma caneca alta. Leve ao micro-ondas por três minutos em potência máxima. Retire e decore com chantilly.

Frapuccino
Ingredientes: 3 bolas de sorvete de creme, 6 cubos de gelo triturado, 100ml de leite integral gelado, 200ml de café instantâneo solúvel gelado e 2 colheres (sopa) de açúcar. Chantilly, cobertura de caramelo e raspas de chocolate para decorar.

Blog do Nelson Lisboa
Receita moderna e arrojada com café para celebrar (todo) dia do café

Modo de preparo: no liquidificador, bata todos os ingredientes até que o gelo triture por inteiro (cerca de 30 segundos).
Montagem: passe a calda de caramelo em um copo longo ou caneca específica para café gelado. Adicione o frapuccino batido. Decore com o chantilly e as raspas de chocolate.

 

Dica de leitura

Para os apaixonados pelo café, o livro Café com Design: a arte de beber café reúne receitas, dicas de harmonizações clássicas e exóticas, analisa a arquitetura e design das cafeterias e a influência que elas exercem em seus frequentadores.

Café com Design: a arte de beber café
Autoras: Miriam Gurgel, Eliana Relvas
Páginas: 218
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Editora Senac São Paulo

Serviços:

Senac Salto
Endereço: Avenida Dra. Sonia Maria Bulle Lopes, 1.245, Jardim Buru, Salto-SP
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/salto

Ficou curioso sobre tudo que o Senac pode te oferecer?

Já divulgamos outras matérias do Senac de Salto. Veja uma delas, clicando aqui.