Até cães filhotes estão jogando nos contêineres de Salto

cãozinho foi jogado vivo dentro do contêiner em Salto (foto Edy Rodrigues – Portal Salto Notícias)

Uma reportagem do Edy Rodrigues, do Portal Salto Notícias, divulgada ontem, dia 13, é chocante. Acharam em um contêiner da cidade um cãozinho filhote jogado em meio ao lixo. Sim, vivo!
E isso irrita, desanima e faz a gente perde um pouco mais da esperança na humanidade por ser hoje, dia 14, o Dia Nacional dos Animais no Brasil. Como fazer? Comentem lá em nosso facebook.
Aproveitando, os Correios lançaram uma campanha denominada “carteiro amigo dos animais”, com dicas de prevenção ao ataque canino, para conscientizar a sociedade sobre atitudes de respeito e preservação em relação aos animais domésticos e de todas as espécies.
Na contramão do velho clichê de inimizade entre cãs e carteiros, hoje notam-se profissionais dos Correios que cultivam uma bela relação de amizade com os animais. Contudo, para cumprir a missão de entregar as correspondências, eles precisam desempenhar a atividade com segurança e qualidade para garantir tanto sua integridade física quanto a dos objetos postais.
De modo particular, a população pode colaborar adotando ações de responsabilidade com os cães. “A melhor medida que os moradores podem tomar em relação ao ataque dos animais aos carteiros é não deixá-los soltos na rua. Principalmente se o cachorro já tem um temperamento forte”, afirma o carteiro de Guaratinguetá, Angelo Cristiano da Silva, de 32 anos.
Há cinco anos trabalhando nos Correios, ele é conhecido como “carteiro amigo os animais” e ficou famoso nas redes sociais por tirar selfies com os cachorros e gravar vídeos demonstrando todo seu amor e carinho pelos bichinhos. “Minha mensagem nesta data é que as pessoas amem mais os animais. Os animais só promovem o bem para a gente”, destaca o carteiro.
Conscientização – Além de não permitir que os cães fiquem soltos nas ruas, os Correios orientam a adoção de outras medidas simples que podem reduzir a tendência de acidentes: instalar a caixa de correspondências fora do alcance do cachorro e acessível ao carteiro, usar guias e coleiras quando for passear com o cachorro, corrigir possíveis aberturas na grade ou portão e mantê-lo sempre fechado, conferir se a altura do muro é suficiente para que o cão não consiga pular e colocar um aviso na casa do tipo “cuidado com o cão”. Em casos de animais que moram nas ruas e ficam soltos em vias públicas, quando couber e caso seja possível, deve-se acionar órgãos municipais ou organizações competentes.

Carteiro de Guaratingueta tem página no facebook com selfies tiradas com os animais pela cidade