Atenção Itu e região: quer uma dica para ocupar o tempo da galerinha de férias escolares?

Criançada terá atividades semanais gratuitas no Museu (foto: Caio Matos / Divulgação)

 

Atenção você pai ou mãe que mora em Itu ou mesmo na região. Está precisando de ajuda para entreter os filhos nas férias escolares e tirá-los do smartphone, da TV, do videogame ou do computador? Veja que legal. O Museu da Energia de Itu está com uma série de atividades voltadas para o público infantil, durantes o mês de janeiro. São gincanas, arqueologia para criança, contação de histórias e oficinas de scrapbook. E o melhor, tudo de graça.
No dia 9, das 15h às 16h30 vai rolar o “arqueologia para criança”. A oficina será na sede do museu, à Rua Paula Souza, 669, no centro. mais informações 11 4022-6832.
A gincana “Gastando energia brincando” será no dia 16, das 15h às 16h30 e terá desafios que envolvem movimento, força e raciocínio. A ideia é apresentar ao público infantil que a energia está em toda parte, inclusive no corpo das pessoas – por meio da alimentação -, fazendo tudo acontecer, viver, mover, funcionar ou se transformar.
No dia 23 vai rolar no mesmo horário a “Contação de história e oficina de cata-vento”. Será apresentada uma viagem lúdica e divertida pela vida do primeiro brasileiro a estudar a força dos ventos na produção de energia: o engenheiro paulista Catullo Branco. Ao final, as crianças poderão participar de uma oficina de catavento.
No dia 30 vai rolar uma oficina de scrapbook. Na era digital, em que fotos, frases e desenhos preferidos estão nas redes sociais, a oficina propõe que as crianças confeccionem um scrapbook artesanal (livro com recortes usado tanto de agenda como de álbum de fotografias), no melhor estilo “faça você mesmo”, para registrar as memórias mais legais de 2019.
A ação é um desdobramento da nova exposição do Museu da Energia de Itu, “Onde os arquivos despertam”, que provoca o visitante a pensar no arquivo não como um depósito cheio de documentos velhos e empoeirados, mas como um organismo vivo repleto de histórias pessoais, institucionais, e que nos ajudam a entender as transformações da sociedade. Em parceria com a WePrint! Fine Art, a impressão das primeiras fotografias será ofertada às crianças pelo museu.