Blog do Nelson Lisboa traz entrevista com Henrique Maeda no 24º aniversário do Parque Maeda

Parque Maeda de Itu
Parque é uma das maiores indústrias do turismo rural do Estado e tem 640 hectares de muita vida, lazer e tranquilidade para todos os gostos (reprodução)

Filho do fundador e um dos atuais administradores explica história do maior parque turístico da região, que emprega 200 trabalhadores diretos e tem atrações para vários dias de visita; Arena Maeda pode receber eventos para até 50 mil pessoas

O Parque Maeda de Itu é referência estadual e nacional no que é a força do turismo rural e completou ontem, dia 6 de janeiro, o 24º aniversário de criação oficial, com projetos e perspectivas para continuar crescendo ainda mais em acolhimento, qualidade e quantidade de atrativos para pessoas de todas as idades.
Para falar sobre a passagem do 24º aniversário do Parque Maeda, trazemos uma entrevista com Henrique Maeda, um dos administradores do parque, filho do fundador André Taneyoshi Maeda.
Confira um pouco do nosso bate-papo e clique aqui para ver tudo desta verdadeira indústria do turismo rural, que gera emprego, renda, sem abrir mão da preservação ambiental.
São 640 hectares de fazenda projetado e construído para receber o visitante com conforto, segurança, opções de lazer, alimentação e estadia, em meio a uma rica natureza, onde cada detalhe segue o esmero, o carinho e o cuidado típicos dos japoneses.

Blog – O Parque Maeda foi projetado ou seu surgimento foi um processo gradual? Como foi?
Henrique – Oficialmente o parque surgiu em 6 de janeiro de 1998, mas sua formação foi um processo natural. Meus pais vieram plantar tomate em Itu e nunca tiveram a ideia de criar um parque turístico e de lazer. A gente plantava tomates e tinha alguns tanques. Aos fins de semana os trabalhadores pediam para pescar no local e isso trazia mais gente. Construímos banheiros porque as pessoas pediam e depois sugeriram um espaço para poderem comer, beber algo. Com o tempo as pessoas sugeriram que poderia ter algo mais que apenas pesca e as atrações foram surgindo conforme a necessidade até vermos que seria interessante criarmos oficialmente o parque.

Parque MAeda
André, ao centro, trouxe família do Paraná para plantar tomate há mais de 30 anos e acabou se especializando em turismo rural (foto: jornal de Itu / reprodução)

Blog – Hoje, quantas atrações há neste local que é uma verdadeira indústria, de lazer, convívio com a natureza e entretenimento?
Henrique – Temos muita coisa. Pesca, parque aquático com toboágua, piscina para crianças e adultos, temos playground completo, passeios na estufa de morango, no pomar de lichia, de jabuticaba, passeio de trem, teleférico, restaurante. Temos a arena de eventos, temos a pousada. Além da pesca no parque temos a pesca no tancão, no tanque de engorda. São pesqueiros independentes. Temos os brinquedos aquáticos, o passeio de helicóptero, de quadriciclos, com animais, temos o Jardim Japonês, um dos maiores do país e outras atrações.

parque maeda
Parque aquático é um dos mais completos (divulgação)

Blog – Dá para visitar tudo isso em um único dia?
Henrique – Não dá, pois são muitas atrações. Tanto é que nosso pacote mais vendido na pousada é para quem entra na sexta e sai no domingo. São duas diárias. Quase ninguém compra só uma diária, para aproveitar tudo com mais calma. Grande parte do nosso público, inclusive na pousada, vem da Grande São Paulo ou de cidades ainda mais longe e a pessoa precisa pegar estrada. Por isso ela procura a pensão completa e para aproveitar as atividades sem correr, preferem os dois dias.

Blog – Qual foi o recorde de visitantes no parque em um único dia, sem contar os eventos da Arena?
Henrique – Tivemos antes da pandemia, em um domingo, 7 mil pessoas. Eram pessoas do Estado inteiro. No réveillon deste ano tivemos gente até do Nordeste.

Henrique Maeda
Henrique Maeda recebeu a reportagem do Blog para falar do aniversário comemorado no dia 6

 

Blog – Para funcionar essa “indústria turística” precisa de um quadro de colaboradores grande. Quantas pessoas atuam com vocês?
Henrique – Temos cerca de 200 colaboradores diretos e indiretos.

Blog – Para este ano vocês planejam novos investimentos, afinal o turismo exige novidade sempre?
Henrique – Temos projeto para um mezanino, para atender o salão de passaporte. Quem compra o passaporte, tem um espaço separado porque come à vontade e esperamos aumentar a área com esse mezanino.
Pensamos em fazer um labirinto com podocarpo, um tipo de arbusto. Somos um parque turístico focado na natureza e pensamos sempre na família. A ideia é um labirinto natural, com essas plantas. Já temos o espaço definido, o layout e esperamos em breve instalá-lo.

Blog – Para 2022 há grandes eventos previstos para a Arena Maeda?
Henrique – Para este ano esperamos continuar recebendo os três festivais de músicas eletrônicas, como a XXXperience, que ocorre anualmente em nosso espaço. Teremos ainda a Trade, a Playground e receberemos também um dos maiores festivais do cenário da música eletrônica, que antes ocorria em Pirassununga. Nosso espaço é maior, estamos perto da capital e com acesso mais fácil. Teremos em março a festa Maya, para mais de 15 mil pessoas.
Nossa arena já recebeu a TomorrowLand, com 50 mil pessoas.

Serviços
O Parque Maeda fica na Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, km 18, Itu-SP
Site: www.parquemaeda.com.br
Redes sociais: #parquemaeda / @parquemaeda e também parquemaeda no youtube.
Telefones:
Parque: (11) 2118-6200
Pousada: (11) 2118-6262
Tancão: (11) 2118-6290
Engorda: (11) 2118-6289
Comercial: (11) 2118-6217
Excursão: (11) 2118-6246