Boa notícia: Indaiatuba inicia quimioterapia para pacientes oncológicos do SUS

Blog do Nelson Lisboa Indaiatuba
Prefeito e equipes que atuarão no tratamento quimioterápico em Indaiatuba (fotos: divulgação)

Liberação no Governo do Estado foi intercedida pelo deputado estadual, Rogério Nogueira e ação poderá beneficiar toda a região com o atendimento, em breve

Essa é sim uma excelente notícia para quem enfrenta o câncer. A doença exige força espiritual e psicológica dos que a desenvolvem e, poder tratar em um local mais próximo, como em Indaiatuba, é sempre muito bom.
O fato é que os pacientes oncológicos de Indaiatuba agora poderão realizar o tratamento de quimioterapia no próprio município, anunciou a Prefeitura em comunicado na quarta-feira (2).
As primeiras quatro sessões pelo SUS foram realizadas na tarde de quarta na Sala de Infusão do Hospital Augusto de Oliveira Camargo e sete já estão marcadas para acontecer até sexta-feira (4). Serão oferecidas, em média, 650 cirurgias oncológicas e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.
Os primeiros pacientes SUS desta quarta-feira receberam o medicamento Leuprorrelina, uma versão fabricada de um hormônio usado para tratar câncer de próstata, câncer de mama, endometriose e miomas uterinos. A identidade dos pacientes foi mantida em sigilo por questões que envolvem a ética médica.
Segundo o prefeito, Nilson Gaspar, esta foi uma promessa de campanha que se torna realidade graças ao trabalho em conjunto da Prefeitura e do deputado estadual, Rogério Nogueira. “Há alguns anos eu tenho buscado tratativas para essa liberação junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) e é muito gratificante saber que finalmente conseguimos, graças à ajuda do deputado estadual, Rogério Nogueira, que abraçou a causa com ações efetivas”, comentou Gaspar.
O deputado estadual, Rogério Nogueira, destacou o conforto que esses pacientes terão ao realizarem o tratamento em suas cidades. “Um tratamento tão sério e significativo para essas pessoas pede o mínimo de conforto, para que eles possam passar por esse processo se deslocando o mínimo possível. Vamos sempre trabalhar para que essas pessoas tenham um tratamento eficaz e humanizado”, ressaltou Rogério.
Com o registo oficial, Indaiatuba agora faz parte da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). O aval para Indaiatuba estar credenciada à Unacon e iniciar os procedimentos de quimioterapia e cirurgias oncológicas veio após avaliação técnica do Governo do Estado de São Paulo realizada no fim do ano passado.
O município precisou comprovar que seu serviço de saúde é completo, eficaz, integrado, tecnológico com uma equipe médica especializada. Foi exigido, também, que a cidade tenha um centro de oncologia e um hospital de referência com ampla estrutura e com equipe multidisciplinar que atenda média e alta complexidade.
Os pacientes oncológicos da cidade serão inseridos no Sistema de Regulação Cross e regulados pela Rede Hebe Camargo com referência regional.
Os munícipes de Indaiatuba serão regulados por esse sistema para que façam o tratamento em Indaiatuba no Centro de Oncologia no Jardim Morada do Sol ou no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, de acordo com o diagnóstico e evolução de cada caso.
Os pacientes da cidade que já iniciaram o tratamento em uma outra unidade, permanecem desta forma, e os novos, iniciam o tratamento em Indaiatuba.
Região – Quem mora em Salto, por exemplo, conhece histórias das batalhas que são enfrentadas para se tratar em Jaú ou Barretos. Espera-se que Salto veja a possibilidade de enviar os que enfrentam a doença, possam ser tratados na vizinha Indaiatuba.

Veja o vídeo do prefeito falando da conquista:

https://www.facebook.com/NilsonGasparIndaiatuba/videos/2891292037836773