Brasil tem 6 mil mortes de crianças por ano, a maior parte devido a acidentes domésticos

Pais devem tomar muito cuidado com os filhos pequenos

Crianças em casa é sempre um desafio. Ora por conseguir entretelas, ora pelos cuidados que elas demandam. Quem lida no dia a dia com os pequenos sabe: qualquer descuido é muito perigoso. Entre estas dificuldades na responsabilidade com as crianças, estão os acidentes domésticos, principal causa de ferimentos em crianças.
A cada ano, são registrados 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, inclusive a ONG Criança Segura afirma que acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Destes acidentes, os com queimaduras em geral representam 16% das internações de crianças em hospitais. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende, as mãos são os membros mais atingidos dentro de casa. A cozinha é o lugar onde ocorrem mais acidentes, portanto, cabe uma atenção especial com as crianças neste local.
O especialista alerta que para evitar esses acidentes, é preciso impedir que a criança pequena fique perto de fornos ligados ou locais quentes, é fundamental que cabos de panelas fiquem sempre virados para a parte de dentro do fogão, manter panelas quentes longe do alcance das crianças e, se ainda assim a queimadura acontecer, se deve lavar o local com água fria corrente por alguns minutos e para queimaduras mais graves, levar a criança ao hospital mesmo depois desse processo.
“É importante frisar que as consequências de um acidente doméstico podem se resumir a um simples susto, mas também pode provocar sequelas permanentes e até a morte, sendo assim, nunca é demais lembrar que todo cuidado é pouco”, conclui o Dr. Marcelo Rosa.
A SBCM: A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), fundada em 1959, congrega os médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. Promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, e fornece condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.