Ceunsp vai ajudar Conselho a enfrentar a violência contra a mulher

Blog do nelson Lisboa
Universidade será importante para ajudar na criação de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

O Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), por meio do curso de Serviço Social, dispõe de uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de Salto.
Denominada de “Panorama da Violência Contra a Mulher”, a parceria envolve dois projetos (extensão e pesquisa), que permitem o diagnóstico do perfil socioterritorial dos casos de violência contra a mulher no Município.
Além disso, visam levantar os indicadores essenciais que clarificam a realidade municipal e respaldar a elaboração de ações e políticas para o enfrentamento dessa violência.
O referido Conselho, por sua finalidade e propósito, tem condições de articular e mediar junto à Delegacia da Mulher do município e as Secretarias que julgar pertinentes no processo.
Segundo a docente de Serviço Social do CEUNSP, Mª. Williana Ângelo da Silva, a Instituição oferece aos acadêmicos do curso uma formação específica sobre a temática, e a partir disso, atua na elaboração de um formulário de pesquisa para aplicação em meio digital, que inclui o levantamento sobre as condições de vida das mulheres saltenses, suas histórias, contextos de violência vividos e as suas relações nesse cenário de pandemia.
“Esta parceria faz com que nossos acadêmicos sejam instruídos a pensar e a agir nessa pauta que é muito recorrente não só em nossa região, mas em todo o Brasil. Com a parceria, é possível realizarmos, docentes e alunos, a tabulação e análise desses dados, bem como a emissão de um relatório analítico sobre os resultados, apontando todos os indicativos para o Conselho Municipal”, afirma.
A docente explica ainda, que a Instituição se responsabiliza em analisar os Boletins de Ocorrência (BO) registrados no ano de 2019 referentes à temática, sistematizando os dados e identificando o perfil social, educacional e econômico das denunciantes e dos denunciados nos BOs.
“Em nossas ações, é possível ainda promover um levantamento territorial da origem dos envolvidos e a tipificação das violências registradas nos BOs pesquisados. Dessa forma, o município poderá estabelecer um marco zero na sistematização e análise dos dados de violência contra a mulher como base para gestão e planejamento de políticas públicas, por exemplo”, argumenta.
Para Williana, o enfrentamento da violência contra a mulher é uma pauta que extrapola o âmbito regional.
“O Brasil é um dos países com maior índice de feminicídio no mundo. Uma realidade que diz respeito a todas as mulheres e famílias do país. Em nossa região, podemos destacar a parceria e a atuação dos Conselhos de Direitos da Mulher, órgão composto por representação do Poder Público e Sociedade Civil, que tem atuado no sentido de ampliar as ações no combate a violência contra as mulheres, por meio de audiências públicas, fóruns de debate, campanhas e buscando novas parcerias. A participação do CEUNSP nesse processo, possibilita cumprirmos nossa função social, dando retorno à sociedade enquanto importante órgão educacional da região”, avalia.
Dados – Apenas em 2018, segundo dados do Conselho Municipal, foi registrado uma média superior a um boletim de ocorrência por dia por violência contra a mulher no município de Salto.
“Esse dado é altíssimo e preocupante, se considerarmos ainda que esse tipo de violência é subnotificado. Como estarão as condições de vidas das mulheres que nem chegaram ou conseguiram registrar o BO? A que tipo de violências estão submetidas? Sabem como e onde procurar atendimento? Enfim, é uma realidade a ser compreendida e enfrentada e essa parceria é uma forma relevante de promover esse enfrentamento”, aponta a docente de Serviço Social do CEUNSP, Mª. Williana.
Por fim, a docente argumenta que a parceria prevê ainda, a atuação dos estudantes que integram os projetos, no levantamento e elaboração de materiais informativos sobre a violência e seu enfrentamento para publicização junto à comunidade saltense. O logo reproduzido abaixo, por exemplo, foi criação das próprias alunas para consolidar uma identidade visual à ação.
O Blog do Nelson Lisboa já mostrou outras questões relacionadas à violência contra a mulher. Veja uma delas clicando aqui.