Conheça o Noise Jumpers, coletivo que ajuda a levar a música eletrônica para todos

Música eletrônica em Salto
Artigo fala sobre a tradicional festa que, neste ano, rolou pela internet

Música, cultura e arte com acessibilidade formam o DNA do coletivo baseado no interior paulista

por Isabela Junqueira

A experiência de entrar em uma pista com um soundsystem e iluminações cabulosas é incrível — fato. Essa reverberação entre paredes em um local propício já rendeu momentos indiscutivelmente épicos. Mas a música eletrônica, em sua essência, demanda mais do que isso.

O que eu quero dizer basicamente é: a raiz dessa cultura que se dissipa mundialmente, pede por iniciativas inclusivas e acessíveis — para chegar, literalmente, a todas as tribos constituindo a diversidade que forma a espinha dorsal do movimento. Justamente com esse princípio o coletivo Noise Jumpers emerge entre as regiões de Indaiatuba, Salto, Itu e Sorocaba.

A ideia é simples: inverter a lógica. Desprendendo-se do formato privado, o coletivo busca efetivar o direito à cultura usando a música eletrônica como principal ferramenta. A ideia central é promover um espaço de experimentação cultural distinto, mas que também promova trocas — e assim lá vão seis anos de atuação.

Na pandemia, ocuparam o famoso Mirante Ponte Estaiada em Salto para a gravação de um videoset, mas em 30 edições, o Festival de Artes de Itu, Fama Museu, Praça do Orelhão, Biblioteca Municipal e o Complexo Turístico da Cachoeira são alguns dos locais públicos ou de fácil acesso que foram ocupados pelo coletivo embalado os frequentadores pelas sonoridades do Techno, House e Minimal.

Gop Tun Djs, HNQO, Linda Green, L_cio, Martinelli, Murphy, entre outros 50 artistas nacionais já protagonizaram aberturas da Noise Jumpers.

O coletivo agora se prepara para celebrar os seis anos ocupando novamente o Complexo Turístico da Cachoeira (um dos pontos turísticos mais visitados do interior) e retornando às atividades em uma festa para mais de mil e quinhentas pessoas, com aprovação via edital Vacina Cultural aberto pela Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Salto.

A previsão do evento é para dia 29 de janeiro. Acompanhe o coletivo nas redes sociais e fique por dentro da programação.

A música conecta.

Veja o vídeo abaixo:

Siga os caras lá no Youtube. Imagens maravilhosas e som de primeira grandeza.

AH! Visite nosso face. Clique aqui.