Conselho da Igualdade Racial quer 20% das vagas do serviço público para pessoas negras ou afrodescentes

Comunidade Negra em Salto
Membros da Comunidade Negra e do Conselho querem lei de cotas em Salto

Sábado, dia 13, é o Dia da Abolição da Escravidão no país e comunidade negra quer avanços nas políticas de inclusão e justiça social em Salto

Os membros do Conselho Municipal de Participação de Igualdade Racial (Compir) e membros da comunidade negra de Salto participarão amanhã, dia 12, às 10h, de um encontro com o prefeito Laerte Sonsin Júnior e, na oportunidade, apresentarão a ele um projeto de lei que institui a destinação de 20% das vagas de empregos na esfera pública municipal para pessoas negras ou afrodescendentes (incluindo estágios e cargos comissionados de livre provimento).
O projeto será explicado ao prefeito e em seguida aos vereadores, na Câmara Municipal e, se colocado em prática, dará o prazo de 31 de dezembro de 2024 para que Salto consiga destinar e preencher essas vagas no serviço público municipal direto e indireto.
Praça – Na conversa com o prefeito, os membros do Compir e da Comunidade Negra local também pedirão ao prefeito a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares, na Rua 24 de Outubro.
O ato amanhã, dia 12, ocorrerá às vésperas do Dia da Abolição da Escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888.
Dra. Graziela – O projeto que o Compir proporá ao Executivo e ao Legislativo foi elaborado juridicamente pela dra. Graziela Costa membra do Compir, o qual teve aprovação da maioria dos membros do conselho Munipal da Igualdade Racial. “Foi uma imensa honra auxiliar na elaboração jurídica deste projeto, sendo levado adiante pela atual presidente do COMPIR, PROFESSORA SILVANA ANTONIO. Caso o prefeito Laerte e os vereadores instituam a Lei de Cotas no Município, darão um passo gigantesco na construção de uma cidade mais justa e inclusiva”, destacou ela, ao Blog do Nelson Lisboa.

Reveja uma das muitas lutas e ações da comunidade negra local para valorização de sua história e cultura.