Dicas para amenizar o sofrimento dos pets com fogos na virada do ano

fogos de artifício na virada do ano
Cachorros, outros pets e pessoas acamadas sofrem com rojões (fotos: reprodução internet)

Nosso amigo Luiz Domingues (veja o face dele clicando aqui) nos enviou algumas dicas simples para quem tem pets ajuda-los a sofrer menos durante a queima de fogos de artifício no dia 31.
Infelizmente as pessoas ignoram: o que é bonito para nós é TERRÍVEL para cães, gatos e outros animais.
Isso, sem contar o drama de idosos, acamados, gestantes, bebês recém-nascidos que sofrem muito com a barulheira. Não é mesmo?
Quer amenizar o sofrimento do seu cãozinho?
“Quem tem animal de estimação sabe como é estressante para eles lidar com os barulhos feitos por explosivos, como os fogos de artificio, situações que os expõem a altos níveis de ruídos – dá um aperto no coração vê-los em pânico.
Para amenizar o sofrimento do seu animal de estimação, existe uma técnica chamada Tellington Touch.
Esse método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.
Sendo assim, consiste em atar seu cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.
Amarre seu cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito), finalize dando um nó na região traseira, mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna.
Por que funciona?
O ato de “amarrar” seu cachorro reverbera no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo.
Conforme o corpo sente a pressão das faixas, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que o pet se sinta mais seguro e possa enfrentar momentos que lhe causavam medo e pavor.
De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal na Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação. Pois há a questão do nível da fobia que o cão possui e isso varia de acordo com cada pet.
Contudo, ela complementa dizendo que “os cães sentem-se mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam esta sensação.”
Quem criou?
Segundo uma publicação no site The Ann Arbor News, a técnica ‘Tellington Touch’ foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, que inicialmente aplicava esse método em cavalos. No entanto, hoje o procedimento é utilizado no mundo todo para amenizar também as fobias e traumas em outros animais, como os cães.
Pela internet é possível encontrar produtos específicos, como tecidos e camisetas caninas anti-estresse. Mas “isso não quer dizer que o cachorro vai ficar tranquilo […] apenas vai ter menos medo da situação”, ressalta Truska.
E lembre-se: pegue leve na hora de apertar a faixa.
(Luiz Domingues)
Compartilhe Informações de Segurança e repasse para seus amigos Pais de Pets

Em Salto, já mostramos várias reportagens sobre o incômodo dos fogos de artifícios, como essa reportagem. Clique aqui.