Documentário discutirá em Itu o assédio contra mulheres com o documentário “Chega de Fiu Fiu”


Nada pior para uma mulher do que ser assediada por um homem, seja no trabalho, no transporte, nas ruas, na balada ou onde quer que for. Para discutir isso, Itu exibirá no dia 22 o documentário “Chega de Fiu Fiu”, dirigido pelas cineastas Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão. A exibição é gratuita e ocorre a partir das 19h30, no CEU Jardim Vitória.
A ação é do Cineclube de Itu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
Em julho de 2013, o coletivo Think Olga, lançou na internet a campanha “Chega de fiu fiu”, com o objetivo de combater o assédio sexual contra as mulheres nos espaços públicos. A iniciativa de Juliana de Faria, fundadora da organização, deu tão certo que o projeto deu início ao Mapa “Chega de fiu fiu”, uma plataforma colaborativa com relatos de violência em pontos de cidades brasileiras.
Inspiradas nessa iniciativa, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão decidiram fazer um documentário abordando a temática da campanha, que também dá nome ao longa-metragem.
Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas, o documentário apresenta o dia a dia de três mulheres com vidas distintas, vendo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Especialistas discutem o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: se as cidades foram feitas para as mulheres.
Serão distribuídos 70 ingressos uma hora antes da exibição e a classificação indicativa é de 14 anos. CEU Jardim Vitória fica na Rua 13 de Outubro s/nº, Jardim Vitória.

E você, o que acha do assédio? comenta lá em nosso facebook. Clique aqui.