Domingo tem espetáculo Hamlet: 16 x 8, em Indaiatuba

cidade de Indaiatuba
Hamlet: 16 x 8 é uma obra cênica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues (Fotos: divulgação)

Importante: apresentação será no Centro Cultural Hermenegildo Pinto

Quem mora em Indaiatuba ou na região e adora teatro do bom não pode ficar fora. Domingo, dia 28, Indaiatuba recebe o espetáculo Hamlet: 16 x 8, da Associação Cultural Corpo Rastreado, a partir das 17h, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano).
O evento é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerido pela Amigos da Arte, o Circuito SP vai apresentar 480 atividades em 120 municípios do interior e litoral paulista.
A correalização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente no Centro de Convenções Aydil Bonachella, até sexta-feira (26), das 8h às 17h.
Para a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, a vinda do Circuito SP para Indaiatuba é mais uma conquista. “A Secretaria de Cultura está sempre atenta aos projetos do Governo do Estado e o Circuito SP trará grandes espetáculos teatrais e musicais para Indaiatuba nos próximos meses”, destaca.

Hamlet: 16 x 8

Hamlet: 16 x 8 é uma obra cênica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”.
No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.
“Boal sempre sonhou, sem fazer o Hamlet no pequeno palco do Arena. Talvez porque duvidar dê sentido a um eterno caminho. Por isso, menos como homenagem, mais como procedimento, este artefato cênico na forma de monólogo dialogado assim se autobatiza”, diz Marco Antonio.
Os ecos vão ganhando materialidade – tempos, geografias e subjetividades são presenças que invadem o imaginário contemporâneo, brasilidades sublinhadas.
“Boal é nossa inspiração. Estão em cena através da figura do Rogério Bandeira, inspirações vindas da “teoria” e da “prática” dele, Augusto. A teoria no caso é a memória Hamlet e o filho do Padeiro, que passeia com graça e talento pela vida e obra do Boal em depoimento pessoal e coloquial, sua autobiografia. A prática é o dito e feito no show Opinião: a esfera privada, familiar e hamletiana do ator em tensão dialética com a atuação pública. Boal e Bandeira são intérpretes e personagens” reitera Marco Antônio.
“Meu contato com o livro, após participar com a Cia. do Latão de seu lançamento pela editora Cosac Naify, fez com que eu mergulhasse por outras vias na literatura de Augusto Boal, que não a pedagógica ou dramatúrgica. Dessa vez, me deliciei com a forma distanciada e poética em que o autor aborda sua vida: família, palcos, professores, ditadura, exílio, medos, mas principalmente, o experimento revolucionário em sua passagem pelo Teatro de Arena”, declara Bandeira.

Ficha Técnica
Direção: Marco Antonio Rodrigues
Atuação: Rogério Bandeira
Dramaturgia: Marco Antonio Rodrigues e Rogério Bandeira
Produção: Corpo Rastreado
Iluminação: David Costa
Figurino: Cassio Brasil
Assistente de Figurino: Carlos Escher
Concepção de cenário: Rogério Bandeira
Assistente de Direção: Tiago Cruz
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Fotografia: Pio Figueiroa
Cards e filmes curtos para divulgação: David Costa e Tiago Cruz

Serviço
Hamlet: 16 x 8
Associação Cultural Corpo Rastreado Data
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol
Gratuito
Retirada de ingressos: Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella
Endereço: R. das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia
Horário de retirada dos ingressos: de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h