É preciso, sem dúvidas, repetir: quem agride um idoso é covarde!

Negligência é a pior forma de violência contra quem é idoso e hoje, dia 15, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

blog do nelson lisboa Salto
Abandonar ou não prover qualidade de vida contra o idoso é crime (fotos: reprodução)

 

Somos irremediavelmente contra quem agride mulher ou criança. Além disso, não tem como aceitar que agride uma pessoa idosa.
Com toda a certeza, chegar ao final da vida e ser explorado, agredido, abandonado ou maltratado por filhos, noras, genros ou netos, é algo que ninguém merece.
E, infelizmente, este é um problema crônico nacional e mundial. A pandemia tem agravado ainda mais a situação de muitos idosos. Assim como as mulheres agredidos, estão sendo obrigados a conviver mais tempo com os agressores e os casos têm explorado no país.
O problema é tão sério que o Dia 15 de Junho é usado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Em Salto há o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que tem orientado os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) a denunciar suspeitas de agressão ou maus tratos contra os idosos.
A rede de saúde também tem protocolo para denunciar suspeitas.
Brasil – Dados apontam crescimento de 59% nas denúncias de maus tratos e violência no Brasil. Os dados são de levantamento feito pelo Disque 100, plataforma de denúncias do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humano.
No Brasil, são quatro os tipos de violência mais denunciados: a negligência (41%), a violência psicológica (24%), como humilhação, hostilização e xingamentos, a violência financeira (20%), que envolve, por exemplo, a retenção de salário e a destruição de bens e a violência física (12%).
Geralmente, os maiores agressores são familiares próximos, como filhos e netos, e 90% das vezes a violência é praticada dentro da casa da vítima, no caso, a pessoa idosa.
Violência contra o idos se encaixa, quase sempre, segundo especialistas, na parte especial do código penal, como as lesões corporais.
A lei 10741/03 incluiu outras atitudes indesejadas e crimes específicos, como o abandono de idoso, a ausência ou deixar de prestar socorro quando devido e a exposição ao perigo físico ou psíquico, por meio da privação de alimentos ou cuidados indispensáveis para a vida do idoso.
Quer denunciar? – O canal mais rápido de denúncia de abandono de idoso é o Disque 100, do Governo Federal.
Há também o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o site da ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funcionam 24 horas por dia.

Confira como identificar maus tratos contra idosos

blog do nelson lisboa Salto

Segundo o Ministério da Saúde, identificar que um idoso é realmente vítima de maus tratos nem sempre é simples ou fácil.
É preciso observar o comportamento dele e dos possíveis agressores atentamente, além de ser rápido ao tomar as providências para que a situação não se agrave.
E a violência não ocorre apenas fisicamente: também é configurado como mau trato o abuso emocional e agressões verbais. Chantagens e ameaças, por exemplo, são tipos de agressão que não deixam marcas físicas e, por isso, podem ser escondidas por muito tempo.
Veja alguns sinais:

1. Falta de apetite ou perda de peso
A falta de vontade de comer (ou recusa da comida) podem ser sinais de sofrimento emocional e abuso verbal. A perda de peso, que pode vir junto à falta de apetite, também pode indicar que o idoso está sendo privado de alimentos por parte dos familiares ou cuidador.
Por isso, ao observar que aquela pessoa está perdendo peso de forma pouco saudável e se recusa a comer (ou come pouco repentinamente), investigue a situação mais a fundo.

2. Mudanças de humor e comportamento
Vítimas de maus tratos tendem a apresentar sinais de depressão, ansiedade e mudanças de comportamento, podendo se tornar mais tímidos, retraídos e introspectivos. Atente-se a este fato sempre que possível, adotando uma postura mais analítica.
É interessante que você observe se o idoso ainda mantém relações com amigos e outras pessoas com quem costumava se relacionar também. O afastamento de pessoas queridas é outro indício de que algo não está certo, afinal, indica isolamento.

3. Higiene precária
Esse é um sinal bem claro entre as vítimas de maus tratos, mas que pode ser mascarado por um tempo. Por isso, procure ter um convívio mais intenso com a pessoa que você suspeita ser vítima de abuso.
Observe se ela está frequentemente suja, trocando pouco as roupas ou dormindo e passando o tempo em um local precário, úmido ou com muita poeira. Basicamente, vale sempre verificar se o idoso em questão está vivendo de forma pouco salubre.
Verifique também as condições da comida que é servida e como é feita a higiene básica no cotidiano. Procure conhecer as rotinas de limpeza e esteja atento a qualquer sinal de negligência.

4. Hematomas ou machucados frequentes
Sinais físicos de abuso são os mais óbvios e mais urgentes. Para identificá-los, acompanhe o banho ou troca de roupas do idoso sempre que possível. Assim, você conseguirá identificar se existem marcas de hematomas escondidas ou machucados sem explicações.
Se notar qualquer sinal de dor por parte da pessoa, investigue as causas. Muitos idosos costumam cair e se machucar facilmente durante suas atividades — mas quando isso ocorre com frequência, é hora de estar alerta.

O que fazer ao identificar maus tratos contra idosos?

Em primeiro lugar, afaste o idoso do agressor e deixe claro seu apoio à vítima. Maus tratos podem ocorrer em qualquer lugar e podem ser perpetuados por todo tipo de pessoa, inclusive familiares.
Por isso, é importante denunciar ao Conselho Tutelar e à Polícia Civil a situação, encaminhando o idoso para um lugar seguro o mais rápido possível. O Estatuto do Idoso garante a assistência e acolhimento às denúncias de maus tratos contra estas pessoas.