Escorpiões assuntam moradores do Jardim Saltense

Proliferação de escorpião em Salto
Moradores temem que acidentes aconteçam especialmente com crianças e idosos

Inegavelmente é um problema ameaçador: onde há 1 escorpião, com toda a certeza há outro; Ministério da Saúde não orienta aplicar venenos

Moradores do Jardim Saltense, especificamente da Rua Maestro Antonio Pereira de Oliveira, estão apavorados com o surgimento constante de escorpiões, atingindo casas e picando pessoas.
Leitora do Blog do Nelson Lisboa diz que a grande quantidade de mato na via pública, de entulho e sujeira depositado em qualquer canto, acabam por contribuir com a proliferação de animais peçonhentos. “Meu cunhado foi picado recentemente e ele viu outro escorpião na rua. O bairro todo precisa de uma faxina e a prefeitura fiscalizar mais quem deixa seu terreno ou casa abandonados e repletos de sujeira”, disse a moradora.
Essa leitora disse que um parente foi picado em casa ao tentar capturar ou matar um escorpião que havia surgido.

 

Ministério da Saúde dá dicas para prevenir e diz que venenos são ineficazes contra escorpião

 

O Ministério da Saúde, em sua página, não recomenda o uso de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.
Medidas de prevenção – Segundo o Ministério da Saúde, os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. São animais que não atacam, mas se defendem quando ameaçados. Para evitar encontros indesejados, é importante:

• Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;

• Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;

• Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;

• Afastar camas e berços das paredes;

• Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

Veja mais sobre a questão! Clique aqui.

 

Quer mais? Veja essa matéria que fiz sobre o tema

Veja um dos escorpiões capturados no bairro. Siga nosso canal no  youtube.