Familiares de crianças com Down se reuniram em Salto

Pais e crianças com down em um dia de festa e integração

 

Dezenas de pais e mães de crianças com down passaram um domingo diferente ontem, dia 24, em Salto.

Quer saber por que? Eles se reuniram no centro de lazer do Sindicato dos Químicos para um dia de alegria, integração e troca de experiência com outros pais de crianças com down. O encontro visava trocar experiências e aproximar as famílias, para que se apoiem e se ajudem. Mas o que é Down? Veja abaixo.

Entenda o Down – Segundo o site Movimento Down, a síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
Segundo o site, as crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Vejam em nosso facebook um vídeo e fotos desse lindo encontro. Há ainda um vídeo que fizemos, a pedido do Gideon Tavares, que é pai do especialíssimo Davi, falando sobre o evento. Vejam no facebook dele também.