Fim de tarde trágico com graves acidentes envolvendo ciclista e motociclista

blog do nelson lisboa Salto
Ciclista caiu na Getúlio Vargas em horário de pico e motociclista “entrou” na lateria de ônibus após manobra (fotos enviadas ao blog)

Infelizmente o fim da tarde de hoje, dia 20, foi trágico na cidade.
Isso tudo porque dois acidentes graves envolvendo um ciclista e um motociclista ocorreram, na Avenida Getúlio Vargas e na Hilário Ferrari, próximo à Avenida dos Trabalhadores.
O primeiro, por volta das 17h30, envolveu um ciclista. A pessoa que nos enviou a foto disse que o rapaz não estava descendo a via na ciclovia que há e, em meio ao tráfego intenso do horário, teria caído após passar por sobre as “tartarugas” da pista, talvez para “sair” de um carro que passava por ele, em alta velocidade.
Ele caiu, teria quebrado vários dentes e precisou do resgate.
O outro envolveu um motociclista, por volta das 18h15, na Hilário Ferrari. Ele descia a Hilário Ferrari sentido centro e quis passar pelo vão da lombada e a guia, em alta velocidade. Havia um ônibus parado em frente ele acabou colidindo violentamente.
O motociclista teria ficado desacordado e a moto, com o impacto tão forte “entrou” na lateria do ônibus. O resgate teve trabalho para conseguir levar o rapaz ao médico.

Nossa Opinião

IMPRUDÊNCIA – Nos dois casos, o que pode ter causado os acidentes foi imprudência.
O ciclista, com certeza, deveria estar na ciclovia que há na avenida. Se arriscar na descida, em meio ao tráfego pesado das 17h, sem capacete, é extremamente perigoso.
Ali cabe – COM URGÊNCIA – campanha de orientação para os ciclistas usarem a ciclovia.
O Poder Público deve cuidar dos pontos escuros e da sinalização da ciclovia, orientar e depois cobrar, sob o manto da lei, que o ciclista cumpra a regra e ande com segurança.
É ação para as secretárias da Defesa Social, para a Secretaria de Esportes. Orientar o uso, facilitar o uso, garantir o uso seguro e estimular o uso.
Falhou o ciclista e falha o Poder Público.
AH! Só lembrando: há em Salto uma lei aprovada que prevê ações de estímulo ao uso da bicicleta e de orientações.
Quanto ao motociclista, o caso ocorreu devido ao excesso de velocidade que poderia estar (segundo quem viu o acidente) e a imprudência/imperícia de tentar usar o vão da lombada com a guia e não ver o ônibus em frente.
Torcemos para que os dois se recuperem bem.
Visite nosso facebook e comente. Clique aqui.
A velocidade e a imprudência são sempre agravantes. Veja uma matéria do acidente que vitimou um motoboy há poucos dias no Cecap. Clique aqui