Hospital Monte Serrat abraça o Outubro Rosa e realiza ações preventivas e de acolhimento

blog do nelson lisboa Salto
Trabalho preventivo realizado no Hospital de Salto

 

A campanha Outubro Rosa acontece anualmente e mobiliza o mundo inteiro para a conscientização sobre o câncer de mama, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e das ações de prevenção à doença.
Durante todo o mês de outubro profissionais do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, estão desenvolvendo uma ação que tem um olhar diferenciado e com o objetivo do autocuidado e prevenção.
O gerente de enfermagem do hospital, João Araújo, sinaliza que as atividades realizadas no Outubro Rosa são organizadas pelas coordenações dos setores da maternidade, serviço social, CCIH e humanização, com o objetivo de levar informação sobre os cuidados preventivos da saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama, sobretudo da importância do autoexame.
“As iniciativas realizadas aqui no hospital têm contribuído para difundir informações sobre o câncer de mama. E nossas atividades neste mês promovem a conscientização sobre a doença. Entre os resultados alcançados, percebemos uma maior conscientização entre as mulheres de que o câncer pode ser diagnosticado precocemente, e como consequência disso, obter maiores taxas de cura”, afirmou João Araújo.
Na terça-feira, 27, funcionárias, pacientes e acompanhantes participaram de uma rica programação com a participação de Cristiana Amaral Azevedo( enfermeira responsável pela maternidade) e das convidadas Nilse Carvalho Brandão (enfermeira responsável pelo CISM – Centro integrado de saúde da mulher e Elisete Rollo (psicóloga do CISM).

A paciente Patrícia Rodrigues participou do Outubro Rosa e agradeceu as ações realizadas. “Foi um momento importante porque me alertou sobre as medidas de prevenção como a realização de exames porque no corre corre a gente acaba esquecendo”.
Cristiana Azevedo Amaral relata a satisfação do retorno positivo das participantes do evento. “As ações têm a intenção de fazer com que as pessoas fiquem atentas pra prevenção do câncer de mama e enfatizar o diagnóstico precoce. E durante nossas atividades percebemos o interesse de todas em esclarecer suas dúvidas. É muito gratificante receber esse retorno”, concluiu.

Durante o evento houve sorteio de brindes, coffebreak e entrega e panfletos informativos.
Outubro Rosa – É uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma (como o carcinoma basocelular). De todos os novos casos a doença a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.
Como surge – O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Na maioria dos casos tem cura, se descoberto no início. Estão mais propensas a desenvolver a doença as mulheres com menarca precoce (menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), sem filhos ou que tiveram o primeiro após os 35 anos e que fazem uso prolongado de reposição hormonal.
Diagnóstico precoce – A campanha que acontece no mês de outubro incentiva as mulheres a fazerem o diagnóstico precoce, que é um fator determinante nas chances de cura do câncer de mama. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.
Acesse: www.ibdah.com.br

blog do nelson lisboa Salto