Incrível: lobo-Guará fêmea, ameaçada de extinção, é resgatada na cidade

lobo-guará resgatada em Salto-SP
Animal foi encontrado dentro da Eucatex e após resgate foi levado para ONG em São Roque

A fêmea resgatada em boas condições de saúde, dentro da Eucatex, foi levada para  São Roque, onde será reinserida na natureza

Essa notícia é, sem dúvidas, uma faca de dois gumes: de um lado é especialmente importante porque significa que um animal, fêmea, ameaçado de extinção, da nossa fauna silvestre, foi resgatada, será cuidada e devolvida à natureza em local seguro.
De outro, é triste porque vemos cada vez mais animais silvestres no meio urbano, o que significa que estamos invadindo o espaço desses animais e prejudicando-os.
Destaca-se o empenho das equipes de Zoonoses e da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio das equipes da Eucatex, para resgatar o belo animal, hoje, dia 27.
O animal, por sua força e ferocidade, precisou ser sedado. Depois, segundo o secretário Flávio Garcia, ele foi avaliado em Salto e transferido para São Roque, ao Núcleo da Floresta (cuja página você pode acessar clicando aqui), organização ambiental que atende as demandas de Salto. “Não há em Salto área suficiente para o bom desenvolvimento do animal na natureza e, pensando em sua segurança, ele vai para o núcleo, será avaliado e reintroduzido na natureza”, afirma o secretário Flávio Garcia.

Saiba mais

O lobo-guará, também chamado guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul. Suas marcas lembram as de uma raposa, mas não é uma raposa nem um lobo. (Wikipédia)
Comprimento: 1,2 m (Adulto) Encyclopedia of Life
Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Peso: 23 kg (Macho, Adulto)
Nível Trófico: Onívoro Encyclopedia of Life
Classificação superior: Chrysocyon
Período de Gestação: 63 dias Encyclopedia of Life
Estado de Conservação: Quase ameaçada (Encyclopedia of Life)

Veja o vídeo do secretário Flávio Garcia, na análise do animal no setor de Zoonoses em Salto

 

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR NOSSO FACEBOOK. CLIQUE AQUI.

Compartilhe este conteúdo em sua rede social favorita

Deixe um comentário